Internacional Titulo
Potências se reúnem em Berlim para discutir caso nuclear do Irã
Da AFP
22/01/2008 | 10:20
Compartilhar notícia


Os ministros das Relações Exteriores de seis grandes potências se reúnem nesta terça-feira, em Berlim, para preparar uma nova resolução do Conselho de Segurança visando a persuadir o Irã a renunciar a um programa nuclear militar.

Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia deverão transmitir nos próximos dias ao Conselho de Segurança da ONU um terceiro projeto de resolução incluindo sanções contra o Irã. Até agora, Moscou e Pequim se mostram reticentes quanto à aplicação de novas sanções contra o governo iraniano.

Segundo uma fonte americana ligada às negociações, ainda existem assuntos pendentes a ser resolvidos pelas potências para que se possa chegar a um acordo sobre o caso iraniano. "Ainda não terminamos. Existem assuntos pendentes que não estão solucionados", acrescentou.

Uma fonte diplomática francesa disse que o projeto da terceira resolução de sanções está quase pronto e será enviado ao Conselho de Segurança da ONU nos próximos dias.

Em Teerã, o porta-voz do governo, Gholamhossein Elham, afirmou novamente que seu país não suspenderá as atividades nucleares, mesmo diante de uma nova resolução do Conselho de Segurança.

Abastecimento- Hoje, a Rússia entregou a quinta carga de combustível destinada à futura central nuclear iraniana de Buchehr, informou a agência oficial Irna, com base em comunicado da Organização de Produção e Desenvolvimento da Energia Nuclear.

A Rússia já entregou até o momento 55 toneladas de um total de 82 toneladas de combustível nuclear ao Irã. As entregas anteriores aconteceram nos dias 17 e 28 de dezembro e 18 e 20 de janeiro.Três carregamentos adicionais ainda serão entregues a Teerã no mais tardar até o fim de fevereiro.

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Manushehr Mottaki, afirmou em dezembro que a central de Buchehr, de mil MW, começará a funcionar a 50% no próximo verão (hemisfério norte). Uma fonte da construtora russa Atomstroyexport afirmou, no entanto, que Buchehr não entrará em atividade antes do final de 2008.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;