Automóveis Titulo
Conceitos potentes e econômicos
Sueli Osório
Enviada a Detroit
16/01/2008 | 07:16
Compartilhar notícia


Os salões são um espaço perfeito para testar conceitos que antecipam novidades de design e de tecnologia. Em Detroit, uma das maiores surpresas foi a apresentação da Ferrari 430 Spider Biofuel Concept.

O desenvolvimento de um motor movido a etanol (E85) faz parte de um programa anunciado durante a Conferência de Inovação Tecnológica realizada em Maranello, em junho passado, como parte das comemorações dos 60 anos da montadora.

A Ferrari F430 Spider Biofuel usa uma mistura com 85% de etanol e foi desenvolvida usando a experiência das competições.

No caso do conceito, algumas modificações foram feitas no motor e dois combustíveis podem ser usados com a mesma taxa de compressão.

O uso desse biocombustível e as modificações feitas resultaram em um aumento significativo da potência (10 cv na mesma rotação) e no torque (4%). Para o meio ambiente, o ganho é a redução de 5% na emissão de CO2.

O Mercedes Vision GLK Freeside e o Vision GLK Townside apresentam uma visão estilística do futuro, unindo mundos distintos de design. Os dois projetos incorporam elementos tomados do desenho angular original da Classe G, enquanto, ao mesmo tempo, exibem traços característicos dos carros de passeio atuais da marca.

Inovações de engenharia ajudam o conceito Explorer América a proporcionar uma melhoria de 20% a 30% na economia de combustível, dependendo da versão do motor, segundo a Ford, ao mesmo tempo em que oferece espaço para seis pessoas e sua bagagem, além de capacidade moderada de reboque e rodagem fora-de-estrada.

O conceito inclui um motor de quatro cilindros de 2 litros com tecnologia EcoBoost, com potência de 275 cv e torque de 38,7 mkgf; e um propulsor premium V6 de 3,5 litros, com cerca de 340 cv.

A transmissão de seis velocidades é mais econômica, com controle "auto shift" que permite ao motorista selecionar e manter uma marcha mais baixa tocando em um botão.

NOVO VISUAL

Após apresentar o conceito Verve com carroceria de hatchback no Salão de Frankfurt, em 2007, agora é a vez do sedã. As duas versões de carroceria, de quatro e três portas, estão expostas em Detroit.

O veículo de quatro portas é a base do veículo que será vendido na América do Norte. O de três portas, europeu, está sendo mostrado como teste de mercado e, dependendo da sua aceitação, também poderá ser incorporado à linha norte-americana.

O modelo americano foi levemente modificado em relação aos seus irmãos europeu e asiático, principalmente na frente. Ele traz uma grade robusta de três barras com o oval azul na parte superior, complementada por uma grade em formato de trapézio invertido em baixo e dois piscas com leds nas laterais.

A Audi mostra o R8 V12 TDI, versão conceitual com motor diesel de 12 cilindros e 6 litros, que gera 500 cv de potência e 102 mkgf de torque, que já aparece a 1.750 rpm. Segundo a montadora alemã, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,2 segundos.

O Toyota A-Bat combina a imponência de um utilitário às linhas fluidas de um carro de passeio. Desenhado pelo estúdio de estilo da marca localizado na Califórnia, a picape conta com um motor de quatro cilindros a gasolina, associado a um motor elétrico.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;