Internacional Titulo
Morales e prefeitos chegam a princípio de acordo na Bolívia
Da AFP
08/01/2008 | 11:30
Compartilhar notícia


O presidente da Bolívia, Evo Morales, e os nove prefeitos do país - entre eles cinco opositores ferrenhos -, chegaram na madrugada desta terça-feira a um princípio de acordo para pôr fim à crise política que paralisa o país.

Em uma reunião que durou quase 12 horas, governistas e opositores decidiram deixar nas mãos de equipes técnicas a avaliação detalhada dos temas irreconciliáveis como a nova Carta Magna e os estatutos autonômicos, o corte de um fundo regional para o pagamento de rendas vitalícias para a velhice e o processo de autonomia exigido por quatro regiões.

"Chegamos a um princípio de acordo com base em seis pontos que voltaremos a analisar na próxima segunda-feira em La Paz", informou o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana ao final de uma longa reunião.

Quintana explicou que o governo e os prefeitos decidiram buscar um pacto final que priorize "a unidade nacional, o papel do Estado na economia, o apoio ao processo de mudança (impulsionado por Evo Morales) e a necessidade de continuar aprofundando o processo democrático com o desenvolvimento das autonomias".

O prefeito de Santa Cruz, Rubén Costas, considerado o principal membro da oposição, confirmou que "começa a ser pautado um grande acordo nacional e que neste caminho é preciso avançar com responsabilidade".

"Deixamos aberta a possibilidade de revisão do processo constitucional, do corte do IDH (Imposto Direto aos Hidrocarbonetos) e das autonomias", resumiu o prefeito de Tarija, Mario Cossio, que confirmou que a partir de quarta-feira uma comissão técnica verificará os efeitos do corte do IDH nas regiões, um dos temas mais complicados para as negociações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;