Internacional Titulo
Islamitas detidos em Barcelona preparavam atentados, diz jornal
Da AFP
21/01/2008 | 10:14
Compartilhar notícia


O grupo de islamitas radicais, detidos na noite desta sexta-feira para sábado em Barcelona, na Espanha, preparava atentados suicidas em território espanhol e atuava por ordem da Al Qaeda do Paquistão, afirmou nesta segunda-feira o jornal El Periódico de Catalunya.

"A ação terrorista abortada no sábado em Barcelona foi decidida meses atrás no Paquistão pela estrutura central da rede Al Qaeda" informou o jornal catalão, que citou fontes próximas às investigações.

"Os que deram a ordem se encontram no Paquistão", disse uma fonte ligada à investigação e citada pelo diário. "Planejavam ataques suicidas. Os que viajaram para cá o fizeram para se suicidar", acrescentou a mesma fonte.

El Periódico indicou que dos 14 detidos - 12 paquistaneses e dois indianos- , vários haviam realizado viagens recentes ao Paquistão. O grupo havia recebido a ordem de cometer um atentado em Barcelona por parte dos altos responsáveis da rede de Osama Bin Laden em uma reunião organizada em um campo de treinamentos da região paquistanesa do Warziristão.

A ação da polícia, realizada no bairro central de El Raval (antigo "Bairro Chinês") de Barcelona, levou à apreensão de vários componentes úteis para a fabricação de explosivos e de bombas acionadas à distância, anunciou no sábado o Ministério do Interior.

"Estamos diante de um grupo de caráter islâmico radical, com um alto nível de organização", que estava na fase de passar da "radicalização ideológica" para as "ações violentas", disse o ministro do Interior Alfredo Pérez Rubalcaba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;