Internacional Titulo
New Hampshire dá início a suas primárias
Da AFP
08/01/2008 | 11:23
Compartilhar notícia


Os centros de votação abriram nesta terça-feira dando início às cruciais primárias do Estado americano de New Hampshire (leste do paí), onde as pesquisas mostram que o democrata Barack Obama tem grandes chances de alcançar uma segunda vitória sobre Hillary Clinton.

Apesar de empatado com Hillary em 33% das intenções de voto em nível nacional, Obama está na dianteira das pesquisas prévias às primárias de New Hampshire. O USA Today/Gallup assinala que o senador tem 13 pontos de vantagem sobre a ex-primeira-dama. Além disso, uma pesquisa CNN/WMUR também mostra o favoritismo de Obama, com 39% contra 29%.

Do lado republicano, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney tem muito em jogo nesta terça-feira. O rico empresário mórmon investiu em vão milhões de dólares em Iowa: um desempenho ruim em New Hampshire pode travar, caso não acabe de vez, com suas ambições presidenciais.

Romney, que venceu no sábado as primárias de Wyoming, foi superado na quinta-feira passada pelo ex-governador do Arkansas Mike Huckabee no cáucus de Iowa. De acordo com pesquisas, o favorito em New Hampshire é o senador e veterano da guerra do Vietnã John McCain.

Essas primárias, que acontecem cinco dias depois do cáucus de Iowa, servirão de prova de fogo aos pré-candidatos dos partidos Democrata e Republicano à presidência dos Estados Unidos. No passado, muitos pré-candidatos atiraram a toalha após uma derrota nas primárias deste pequeno Estado da costa leste dos Estados Unidos.

A votação - Ao contrário do sistema de cáucus, no qual os eleitores de um mesmo partido se reúnem e discutem de acordo com suas afinidades, as primárias se parecem mais com uma eleição normal, com cabines, cédulas e urnas.

New Hampshire organiza primárias "semi-abertas". Os eleitores que não estão inscritos em nenhum partido podem participar na primária democrata ou republicana. Porém, os eleitores inscritos como republicanos ou democratas não podem votar na primária do outro partido.

Quase 850 mil pessoas estão inscritas nas listas eleitorais de New Hampshire: 26% democratas, 30% republicanos e 44% independentes.

Histórico - Em 2004, 220 mil eleitores participaram nas primárias que decidiram o candidato democrata. O presidente George W. Bush não tinha rival do lado republicano.

O democrata John Kerry, que vencera o cáucus de Iowa oito dias antes, confirmou a vitória em New Hampshire. Com o segundo lugar, após a decepcionante terceira posição em Iowa, o então grande favorito Howard Dean abandonou a disputa pouco depois.

New Hampshire já resgatou candidatos das sombras ou acabou de modo prematuro com as ambições dos postulantes à Casa Branca.

Em 1952, Dwight Eisenhower venceu as primárias ao derrotar o grande favorito republicano Robert Taft. Eisenhower obteve depois a candidatura republicana e venceu a eleição presidencial. Do lado democrata, Estes Kefauver bateu o presidente Harry Truman, que abandonou a campanha por um novo mandato.

O vencedor das primárias de New Hampshire, no entanto, nem sempre é o candidato do partido. Do lado republicano, John McCain (2000) e Pat Buchanan (1996) foram superados mais tarde por George W. Bush e Bob Dole.

Entre os democratas, Estes Kefauver levou as primárias de 1952 e 1956, mas nas duas ocasiões cedeu a candidatura do partido para o governador de Illinois, Adlai Stevenson. Além disso, em 1972, 1984 e 1992 os vencedores em New Hampshire tampouco foram os candidatos do partido.

Porém, Bill Clinton (1992) e George W. Bush (2000), segundos em New Hampshire, conquistaram as indicações de seus partidos e mais tarde venceram as eleições presidenciais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;