Economia Titulo
S.Bernardo abre 1.360 vagas em cursos
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
30/01/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


A prefeitura de São Bernardo, por meio da Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania), abre inscrições para preencher 1.360 vagas para cursos profissionalizantes, a partir de 7 de fevereiro.

As aulas, oferecidas gratuitamente, são de qualificação, requalificação, iniciação ao trabalho e geração de renda. Cada um dos cursos atenderá, em média, 20 alunos por turma.

Segundo a diretora do Departamento da Criança e da Juventude, da Sedesc, Maria Ester Dalmolin Oneda, esse trabalho tem o objetivo de profissionalizar o morador da cidade para que ele possa competir no mercado de trabalho.

“A cada dia fica mais difícil ocupar uma vaga com as exigências feitas pelas empresas. Por isso, queremos qualificar e requalificar esse cidadão, para que assim possa competir no mercado e aprender um novo ofício”, avalia Maria Ester.

Requisitos - Além de residir na cidade e ter acima de 16 anos, os interessados passarão por um critério de seleção, onde 50% das vagas serão garantidas por avaliação socioeconômica do candidato, e 50% por sorteio – em casos de a procura ser maior que a oferta das vagas.

No ato da inscrição a pessoa deve levar documento de identidade original com foto e comprovantes de residência e de renda familiar (holerite, carteira profissional ou declaração, no caso de autônomo).

Além disso, é necessário apresentar algum documento de escolaridade, como declaração escolar ou certificado de conclusão de curso.

A maioria das oficinas será realizada em 19 Emips (Escolas Municipais de Iniciação Profissional), onde os interessados podem se inscrever. As demais serão ministradas na própria sede da Sedesc.

Divididos em três turnos, os cursos são nas áreas administrativa, construção civil, beleza, moda, corte e costura industrial, alimentação, eventos, decoração, artesanato e prestação de serviços.

Os interessados devem fazer o cadastro entre os dias 7 e 8 de fevereiro, das 9h às 18h, nos locais onde acontecem as aulas – (confira os endereços na tabela acima).

As aulas, gerenciadas pela Sedesc, começam dia 14 de fevereiro. A carga horária varia entre 42 horas e 129 horas, dependendo do curso escolhido.

De acordo com os dados da Prefeitura, ao longo do ano de 2007, 14.033 moradores da cidade participaram dos cursos gratuitos de qualificação, requalificação e iniciação profissional. Isso porque, durante os 12 meses do ano novos cursos são abertos para os moradores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;