Esportes Titulo
Vila São José deve abrigar seleção
Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
13/01/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


A pista do CRE Vila São José, em São Caetano, deve se transformar, em breve, na nova casa de alguns integrantes da Seleção Brasileira de Atletismo. Estrelas como os saltadores Maurren Maggi, Keila Costa, Fabiana Murer e Irving Saladino, campeão mundial de salto em distância, devem se integrar ao dia-a-dia do Grande ABC antes de disputar os Jogos Olímpicos de Pequim.

Este é o plano da Detur (Diretoria de Esportes e Turismo) de São Caetano, que deseja formar parceria com a BM&F Atletismo para remodelar a pista e receber os principais nomes da modalidade no País e ainda contar com um espaço para os Jogos Regionais, que serão disputados em julho, na cidade.

“A idéia surgiu após uma conversa com o coordenador da BM&F, João Paulo Alves da Cunha. Ele falou sobre as dificuldades que os atletas da equipe têm com as crescentes restrições impostas pelos administradores do estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera”, afirmou o diretor da Detur, Mauro Chekin.

O presidente da BM&F Atletismo, Sérgio Coutinho, ficou satisfeito com a idéia. “É uma grande oportunidade, mas ainda não sentamos com todas as partes para discutir. Sem dúvida, se os nossos atletas precisarem sair do Ibirapuera, o destino será São Caetano que é nosso parceiro”, disse Coutinho. “Vai ser uma troca bem interessante”, afirmou.

ORÇAMENTO

Chekin já providenciou um orçamento preliminar para a reforma da Vila São José. O custo deve ser dividido entre a Prefeitura de São Caetano e a BM&F Atletismo. “O valor final ainda não foi fechado, mas deve ficar entre R$ 750 mil e R$ 1 milhão”, afirmou.

De acordo com Chekin, o local vai passar por uma grande reformulação. A pista deve ser refeita e novos materiais esportivos serão comprados. O prazo para a reforma deve ser de três meses.

RESTRIÇÃO

As restrições na pista do Ibirapuera têm irritado os treinadores da BM&F Atletismo e da Seleção Brasileira. No final do ano passado, por exemplo, os atletas foram impedidos de treinar por não terem feito um cadastro prévio para entrar na pista. Além disso, os atletas do lançamento de disco, de peso, dardo e martelo não poderão utilizar o campo que será destinado aos treinos do futebol feminino.

A pista da Vila São José, em contrapartida, é centro de treinamento para os esportes de lançamento e arremesso. A atleta Elisângela Adriano, bronze no lançamento de disco nos Jogos Pan-Americanos do Rio, por exemplo, treina no espaço diariamente.

O local já abrigou o Troféu Brasil de Atletismo há cinco anos, além de treinamentos específicos com seleções estrangeiras e testes físicos da Fifa para árbitros e assistentes.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;