Política Titulo
Oposição critica a decisão de Lula
03/01/2008 | 07:11
Compartilhar notícia


Parlamentares de oposição criticaram o presidente Lula por ter escalado o assessor especial da Presidência Marco Aurélio Garcia para acompanhar a tentativa de libertação dos reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) no lugar de diplomatas do Ministério das Relações Exteriores.

“É lamentável que o Brasil tenha enviado para essa operação um funcionário burocrático da Presidência da República preterindo o Itamaraty, que é encarregado da política externa do Brasil”, afirmou o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI).

“Já é tempo de nós tomarmos juízo na política externa e passar a fazê-la apenas pelos canais oficiais. O secretário Garcia, com tendência de integração bolivariana, não acrescenta nada à política oficial feita pelos canais competentes. Só atrapalha, só confunde”, disse Heráclito.

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), integrante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, também criticou. “É lamentável que o Brasil tenha contribuído com essa iniciativa midiática sem analisar os riscos”, disse. Ele considerou que a escolha do representante brasileiro foi um desprestígio ao Itamaraty, que tem um quadro historicamente competente de diplomatas. “O governo terceirizou as relações externas na América Latina”, constatou Jungmann.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;