Internacional Titulo
Uribe vai processar presidente da Suprema Corte por injúria
Da AFP
18/01/2008 | 08:35
Compartilhar notícia


O presidente colombiano, Alvaro Uribe, anunciou na noite de quinta-feira que processará por injúria o presidente da Suprema Corte de Justiça, Cesar Valencia, que afirma que o chefe de Estado fez uma reclamação a respeito de um primo que estaria sendo investigado por supostas ligações com paramilitares.

Uribe também processará Valencia por calúnia, segundo um comunicado, que afirma que o magistrado "mente" ao afirmar que, durante uma conversa telefônica, o governante expressou em tom irritado sua preocupação depois que o tribunal convocou para interrogatório seu primo, o senador Mario Uribe.

Uribe admite que ligou para Valencia, mas garante que foi apenas para conversar sobre a denúncia de que um juiz da Corte tentou subornar um comandante paramilitar com o objetivo de envolver o chefe de Estado em um assassinato.

"O presidente reitera, sob juramento, que o caso do senador Mario Uribe não foi objeto desta nem de qualquer outra ligação ao presidente da Suprema Corte de Justiça ou aos demais magistrados", acrescenta a nota.

Valencia acusou o presidente de obstruir a justiça, pouco depois da denúncia de Uribe sobre o suborno. A Suprema Corte Suprema investiga vários congressistas - quase todos da coalizão de Uribe - por supostos vínculos com paramilitares de ultradireita, na época em que estes grupos ainda não haviam entregue as armas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;