Política Titulo São Bernardo
Marinho arrecada R$ 1,08 milhões com jantares
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
02/10/2008 | 09:11
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Candidato petista a prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho realizou quarta-feira o último jantar para arrecadação de fundos à campanha do primeiro turno. Com teto de investimento avaliado em R$ 15 milhões, o petista arrecadou R$ 1,08 milhão com os eventos destinados a empresários.

Embora o prefeiturável admita que o jantar - terceiro desde o início da campanha - não tenha sido planejado para aumentar o valor do fundo, mas para "buscar votos dos microempresários não-eleitores", a coordenação pretende recrutar R$ 30 mil (foram comercializados 1.000 convites a R$ 30). Ao partido devem ser repassados R$ 5.000, já que cada refeição custou R$ 25.

Segundo o organizador e presidente do PDT - uma das primeiras siglas a negociar aliança com o PT -, João Costa, o evento foi pensado para atingir a categoria cujo poder aquisitivo é menor, "mas demonstrou interesse em colaborar" com a campanha. "Por esse motivo estipulamos um valor razoável. Não tínhamos previsão de lucrar, mas de comemorar a vitória."

Marinho afirmou que a pretensão era justamente pedir aos participantes para convencer o eleitor indeciso a opinar pela legenda. "O público não é nosso eleitor historicamente, são pequenos empresários vinculados aos partidos aliados. A idéia foi movimentá-los para decidir a eleição já no domingo (dia do pleito)."

No primeiro jantar, realizado no dia 31 de julho, no Restaurante São Judas Tadeu, no Demarchi, o petista reuniu 150 empresários, que contribuíram com R$ 3.000 cada. O rendimento foi de R$ 438 mil, descontados os R$ 79 por pessoa, preço cobrado pelo jantar.

O valor é 15 vezes superior ao cobrado no jantar de arrecadação para a campanha de reeleição do presidente Lula, organizado no mesmo local, em 2006. À ocasião, cada convite custou R$ 200.

O segundo encontro foi o mais rentável. Realizado neste mês, no restaurante The Gallery, o jantar custou R$ 20 mil a cada um dos 30 participantes - número informado pela assessoria de imprensa do candidato. A coordenação angariou R$ 600 mil, mas não informou o valor repassado ao restaurante.




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