Economia Titulo Curso
Há 13 mil vagas gratuitas para 90 cursos de capacitação
Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
06/10/2008 | 07:11
Compartilhar notícia




As pessoas que buscam vagas no mercado de trabalho percebem que a cada dia a qualificação tem mais peso na conquista do emprego. A regra também vale para profissões em que o nível de exigência é menor, como empregada doméstica, pedreiro e soldador.

Por isso, cursos de capacitação são boas opções. Atualmente, mais de 13 mil vagas estão à disposição dos trabalhadores, em cursos como soldagem, informática básica, pedreiro, eletricista, costura industrial, atendimento ao cliente, segurança em condomínios, hotelaria, cozinha para restaurante e lanchonete, recepcionista e muitos outros. São cerca de 90 diferentes especialidades.

Com 200 horas de aula, os cursos são divididos em 120 horas de conhecimentos gerais, onde há reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, e 80 horas de conteúdo prático. O programa conta com a parceria de instituições, como o Centro Paula Souza, Senac e Senai, que ministram os cursos. O material didático, que é gratuito, foi desenvolvido pela Fundação Padre Anchieta.

Os alunos recebem as apostilas, caderno, lápis, borracha e caneta. Também têm direito a lanche e auxílio transporte.

Os cursos começaram em agosto e novas turmas são abertas diariamente em todas as regiões do Estado. Atualmente, quase 10 mil pessoas estão em salas de aula das três instituições buscando atualizar conhecimentos para conquistar um emprego. Somente neste ano, serão oferecidas cerca de 30 mil vagas e, até 2010, a meta é atingir 180 mil pessoas qualificadas nas funções mais procuradas pelos empregadores.

Para participar dos cursos é preciso estar desempregado, ter entre 20 e 59 anos e se cadastrar em um dos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) espalhados pelo Estado.

Em cidades onde não há PAT, o interessado deve ir direto à unidade do Senac ou Senai.

A escolaridade exigida varia de acordo com o curso. Para o cadastro é necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Os endereços dos PATs podem ser obtidos no site da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho - www.emprego.sp.gov.br.

Na medida em que novas vagas são abertas, as pessoas que se inscreveram nos PATs recebem um telegrama de convocação e precisam ir até a unidade que oferece o curso para confirmar a inscrição. As vagas são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos interessados.

As primeiras turmas começam a se formar por volta de 15 de outubro.
Para chegar aos temas e ao formato dos cursos, a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho se baseou em um estudo realizado no ano passado. "Fizemos um diagnóstico para conhecer as reais necessidades do mercado e dos trabalhadores", explica o coordenador de Políticas de Emprego e Renda da Secretaria, Juan Carlos Danz Sanchez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;