Economia Titulo Crise
Preocupação com plano anticrise derruba bolsas asiáticas; mercado europeu avança
Da AFP
25/09/2008 | 08:12
Compartilhar notícia


Em um pregão marcada pela prudência e preocupação com as dificuldades para a aprovação do plano de resgate do setor financeiro americano, as Bolsas européias fecharam em alta nesta quinta-feira.

Em Paris, o CAC subiu 2,73%, para 4.226,81 pontos. Em Londres, o Footsie ganhou 1,99%, fechando a 5.197,02 pontos. Em Frankfurt, o Dax terminou em alta de 1,99%, a 6.173,03 pontos.

"Os mercados aguardam com avidez a menor boa notícia sobre o plano de compra de ativos podres dos bancos, atualmente em discussão no Congresso americano", afirmou Jean-François Virolle, da corretora Global Equities en París.

Já na Ásia, os mercados fecharam em queda. Em Tóquio, o índice Nikkei 225 perdeu 0,90%. Os números ruins do comércio exterior japonês, que em agosto registraram déficit, se somaram às dúvidas sobre o resgate do setor financeiro americano.

A Bolsa de Taipé fechou em queda de 1,17%, enquanto Hong Kong perdeu 0,2%. Nova Zelândia (-0,67%) e Sydney (-1,09%) também registraram baixas. Cingapura retrocedeu 1,35%.

Os destaques positivos ficaram com as altas de Manila (2,23%) e Seul (0,38%), mas principalmente com a Bolsa de Xangai, que progrediu 3,64% graças às expectativas de medidas do governo favoráveis ao mercado.

Reflexo da indecisão dos mercados mundiais, Wall Street fechou sem uma tendência clara na quarta-feira: o índice Dow Jones retrocedeu 0,27%, mas a Nasdaq ganhou 0,11%.

O presidente George W. Bush pediu mais uma vez na quarta-feira a aprovação pelo Congresso do plano de resgate dos bancos. Além disso, para demonstrar a gravidade da crise, convidou para uma reunião na Casa Branca os dois candidatos à presidência, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;