Automóveis Titulo Linea T-Jet
Linea T-Jet é versão apimentada
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
24/09/2008 | 07:10
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De olho no crescente e concorrido mercado dos sedãs médios, a Fiat acaba de lançar o Linea, com a árdua missão de enfrentar concorrentes de peso como Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Vectra.

Para entrar com força nessa batalha, a Fiat apostou nas belas linhas do modelo, no bom nível de equipamentos e em duas motorizações diferentes das utilizadas pelos rivais: 1.9 16V Flex e 1.4 turbo a gasolina.

As dimensões agradam: são 4,56 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 2,60 metros de distância entre eixos e capacidade para 500 litros no porta-malas.

O modelo de entrada, que custa a partir de R$ 60,9 mil, vem equipado com câmbio manual de cinco marchas e tem sob o capô o propulsor 1.9 16V flexível, o mesmo que equipa as versões Dualogic (com o câmbio automatizado e preço de R$ 63,9 mil) e Absolute (também com a transmissão automatizada e custando R$ 68.640). Ele entrega 130 cv (gasolina) e 132 cv (álcool) a 5.750 rpm. O torque máximo alcançado é de 18,1 mkgf (gasolina) e 18,6 mkgf (álcool) a 4.500 rpm.

Segundo a montadora, com essa motorização o Linea chega a 186 km/h (gasolina) e 188 km/h (álcool) e acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e 10,5 segundos, respectivamente.

Mas certamente o mais prazeroso de dirigir é o topo de linha, T-Jet (R$ 78,9 mil), que conta com câmbio manual e motor 1.4 turbo a gasolina, que gera 152 cv a 5.500 rpm e torque de 21,1 mkgf entre 2.250 e 4.500 giros. O modelo oferece condução bem esportiva, saídas fortes e retomadas eficientes.

Em um trecho de mais de 90 quilômetros que misturava trânsito urbano e estrada, nos arredores de São Paulo, foi possível constatar a boa dirigibilidade e estabilidade do modelo, além das respostas rápidas ao pisar no pedal do acelerador.

Dualogic terá 40% do mix de vendas

O Linea, que é um projeto global da Fiat, com design do Centro de Estilo na Itália, em conjunto com o Brasil, consumiu um investimento de 250 milhões de euros.

A expectativa inicial de vendas é de 2.500 a 3.000 unidades por mês. A estimativa é de que 40% sejam do 1.9 16V Dualogic; 30% da versão de entrada; 20% da Absolute e 10% da T-Jet.

Já na versão de entrada, o Linea sai de fábrica com freios ABS, air bag duplo, CD player com MP3, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo e faróis de neblina.

O Dualogic tem tudo isso e, além do câmbio automatizado, vem com controlador de velocidade. O Absolute traz ainda ar-condicionado automático digital, Blue&Me, sensor de estacionamento e cortina no vidro traseiro. O T-Jet tem rodas de liga leve de 17', sensores de chuva e crepuscular, subwoofer e amplificador.




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