Internacional Titulo Sanções
Rússia se opõe a novas medidas contra o Irã na ONU
Da AFP
20/09/2008 | 09:44
Compartilhar notícia


A Rússia é contrária à adoção por parte do Conselho de Segurança da ONU de novas medidas contra o Irã por seu programa nuclear, indicou neste sábado em um comunicado o Ministério russo das Relações Exteriores.

Durante uma reunião realizada na sexta-feira por representantes dos ministérios das Relações Exteriores dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e da Alemanha, a Rússia "disse que se opõe à elaboração nesta etapa de medidas adicionais" contra o Irã, ressaltou o comunicado.

"A parte russa ressaltou a necessidade de se manter os esforços para restaurar o diálogo construtivo com Teerã com o objetivo de obter progressos no processo de negociações", indica este texto.

Na segunda-feira, a Casa Branca advertiu ao Irã que este corria o risco de ser submetido a novas sanções por seus programas nucleares suspeitos, mas ressaltou que más relações com a Rússia --membro permanente do Conselho de Segurança com poder de veto-- poderiam complicar a situação.

A França apoiou o projeto de novas sanções. Já a China alegou na terça-feira que essas medidas não resolveriam a crise.

Os diretores políticos dos ministérios das Relações Exteriores de Estados Unidos, Rússia, Grã-Bretanha, França e Alemanha, assim como a autoridade de desarmamento na chancelaria chinesa, se reuniram sexta-feira em Washington para preparar uma reunião para a próxima semana de seus respectivos chanceleres em Nova York, à margem da Assembléia Geral.

"Todos os participantes desta reunião manifestaram o seu apoio às ações da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e destacaram a necessidade de uma cooperação plena e transparente do Irã com esta agência", afirma o comunicado russo.

Em um novo relatório divulgado na segunda-feira passada, a AIEA acusou o Irã de não interromper suas atividades de enriquecimento de urânio, apesar de três primeiras séries de sanções do Conselho de Segurança da ONU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;