Economia Titulo Crise
Tesouro dos EUA quer 'autoridade' para salvar setor financeiro

Plano daria ao secretário do Tesouro autoridade para comprar até US$ 700 bi em ativos de hipotecas

DO Diário OnLine
Com Agências
20/09/2008 | 09:32
Compartilhar notícia


O departamento americano do Tesouro revelou neste sábado detalhes do plano de 700 bilhões de dólares do governo para socorrer o setor financeiro dos Estados Unidos, que prevê mais poder de decisão para o secretário Henry Paulson.

Segundo o Tesouro, o plano enviado pela administração de George W. Bush aos líderes do Congresso na sexta-feira busca "a autoridade para liberar até 700 bilhões de dólares do Tesouro para financiar a compra de ativos com problemas".

"O departamento do Tesouro apresentou um projeto de lei ao Congresso solicitando autoridade para comprar ativos problemáticos de instituições financeiras para promover estabilidade no mercado e ajudar a proteger as famílias e a economia americanas", destaca um comunicado.

O plano estipula que o secretário do Tesouro, Henry Paulson, terá a autoridade direta, após consultar o presidente do Federal Reserve (Banco Central americano), Ben Bernanke, "para comprar outros ativos, na medida do que for necessário para estabilizar os mercados financeiros".

O Tesouro destaca que o projeto permite a compra de bens relacionados com hipotecas comerciais e residenciais, que podem incluir ativos garantidos por hipotecas e empréstimos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;