Política Titulo Eleições 2008
'Está todo mundo em campanha'
Elaine Granconato
Especial para o Diário
27/09/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


"O Senado só volta a funcionar na sua plenitude depois do dia 5 de outubro. Agora está todo mundo em campanha. Nós, o Obama e o McCain", disse, em tom de brincadeira, o também senador Aloizio Mercadante (PT), ao se referir aos candidatos que disputam à Casa Branca, respectivamente, o democrata Barack Obama, e o republicano John McCain, afastados das atividades legislativas assim como o petista.

Ontem à tarde, Mercadante circulou com o deputado estadual e candidato governista à Prefeitura de Diadema, Mário Reali (PT), pelas ruas do Eldorado, reduto eleitoral do principal adversário do petista, o deputado José Augusto da Silva Ramos (PSDB).

Para Mercadante, que atrasou uma hora, o candidato petista vencerá no primeiro turno, apesar de as três pesquisas Diário/Ibope indicarem que o pleito se estenderá até o dia 26 de outubro. "O Mário abriu uma vantagem muito significativa em nossa avaliação", afirmou o senador, baseando-se no crescimento de sete pontos percentuais neste mês em relação ao levantamento de agosto da mesma pesquisa. "Aqui, a eleição sempre foi muito acirrada, mas o PT sempre levou."

Após um rápido corpo a corpo, Mercadante e Reali, acompanhados do candidato a vice, Gilson Menezes (PSC), subiram no caminhão de som e percorreram a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes fazendo, coincidentemente, o sentido oposto ao dia em que o governador José Serra esteve em Diadema para apoiar o candidato tucano.

O senador permaneceu no local em torno de 40 minutos. Durante esse período, em suas duas manifestações em cima do caminhão, falou, no mínimo, 20 vezes no nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um discurso desenfreado, falou dos R$ 80 milhões em recursos liberados pelo governo Lula à Prefeitura de Diadema, além de geração de empregos, de continuidade e de reconhecimento. "Eu vim representar o Lula aqui, de bigode para bigode", disse, de uma forma bem popular.

UNIFESP
Com microfone na mão e no mesmo tom, Mário Reali disse que o PT mudou Diadema. "Hoje, a nossa cidade é uma outra cidade", afirmou o petista, ao lembrar que Lula contribuiu para o novo campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em Diadema. No entanto, se esqueceu que os universitários da instituição estavam em seu terceiro dia de greve.

DEMAIS CANDIDATOS
O candidato José Augusto não realizou atividades externas para se reunir com sua equipe de apoio. Hoje, a partir das 20h, o tucano comanda o seu primeiro comício na região do Eldorado.

Já os outros pleiteantes Ricardo Yoshio (PMN) e Vladimir Trombini Campos, o Vladão (PCB), foram às ruas em atividades de corpo a corpo.
Colaborou Leandro Baldini




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;