Diarinho Titulo Talento Mirim
Infância na telona

Quem nunca quis viver a aventura do personagem preferido?
Se assistir ao filme já muito é divertido, imagine participar dele!

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
24/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O cinema parece mundo mágico, capaz de transformar pessoas comuns em heróis e princesas. Quem nunca quis viver a aventura do personagem preferido? E se ficar na frente da tela já é divertido, imagine participar do filme. Muita gente nem precisou virar adulto para descobrir como é. A telona está repleta de atores mirins talentosos.

A norte-americana Quvenzhané Wallis, 9 anos, tem chamado a atenção. É intérprete de Hushpuppy em Indomável Sonhadora (classificação 10 anos), que acaba de estrear no Brasil. Tinha só 6 anos quando fez o longa. Por causa da bela atuação, se tornou a mais jovem atriz indicada ao Oscar (maior premiação do cinema norte-americano), que ocorre hoje em Los Angeles, Estados Unidos.

Como Quvenzhané, outras meninas concorreram à estatueta dourada. Em 1974, Tatum O'Neal levou, aos 10 anos, prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo trabalho em Lua de Papel. Duas décadas depois, aos 11, Anna Paquin ganhou na mesma categoria por O Piano.

Já Keisha Castle-Hughes foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 2004, aos 13, pela atuação em Encantadora de Baleias. Não venceu, mas recebeu outras premiações. Antes delas teve Shirley Temple, a criança mais famosa do cinema nos anos 1930. Ganhou Oscar especial aos 7 anos, em 1935.

Em geral, o artista mirim aprende cedo a lidar com grandes responsabilidades. No entanto, precisa tomar cuidado para não acreditar que a fama é o mais importante. Toda celebridade pode deixar de ser famosa, mas continuará sendo amada pela família e amigos. A vida parece com o cinema. Quando termina uma história, surge outra. Cabe a cada um lutar pelo próprio final feliz.

 

Saiba mais:

O Oscar acontece anualmente desde 1929. Os integrantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos elegem os vencedores, que recebem uma estatueta de 35 cm de altura folheada a ouro.

Nem sempre o ator mirim é escolhido para fazer um filme só por saber atuar bem. O preparador de elenco Cláudio Barros costuma selecionar quem tem características mais parecidas com o personagem.

 

Consultoria do preparador de elenco Cláudio Barros, e de Suzy Camacho, psicóloga e autora do livro Guia Prático dos Pais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;