Política Titulo Recife
Lula pode pedir a candidato que desista da disputa
08/09/2008 | 07:22
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode pedir hoje, em encontro, em Brasília, que o candidato a prefeito do Recife Carlos Eduardo Cadoca (PSC), da Coligação Amor pelo Recife (PSC-PP-PTC-PPS-PV), da base aliada do governo, retire a candidatura em favor do candidato João da Costa (PT), da Coligação Frente do Recife (PT-PCdoB-PDT-PMN-PTB-PRP-PTdoB-PSDC-PR-PSB-PTN-PRB-PRTB-PSL-PHS).

Com a saída de Cadoca - que ainda ocupa o terceiro lugar nas pesquisas, com 10%, de acordo com pesquisa do Instituto Datafolha divulgada ontem - seria mais fácil a consolidação de uma vitória de Costa no primeiro turno.

O possível pedido de desistência da candidatura de Cadoca baseia-se em dois fatos. O primeiro: no início da noite de quinta-feira, pouco antes de participar do lançamento do programa Saúde na Escola, numa favela do bairro Imbiribeira, na capital pernambucana, Lula requereu ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio, que estava ao lado dele, para ligar ao candidato da Coligação Amor pelo Recife a prefeito.

Múcio fez o contato, avisou a Cadoca que o presidente gostaria de falar e lhe passou o telefone. De acordo com o candidato a vice-prefeito na chapa, Rossini Barreira (PPS), Lula disse que queria se encontrar com ele, mas, como a programação havia atrasado, gostaria que o candidato fosse à Capital Federal para uma conversa no Palácio do Planalto.

O segundo fato: o presidente, que havia assegurado não gravar apoio para as publicidades eleitorais gratuitas de televisão em cidades onde contasse com mais de um aliado, fez gravação pró-Costa, na sexta-feira, na casa do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). A gravação ainda não foi ao ar.

Cadoca não confirma os boatos, afirma que Lula não informou a pauta do encontro e que nem ele perguntou. O candidato da Coligação Amor pelo Recife viaja hoje, ao meio-dia, para Brasília. Essa é a segunda vez que o deputado se candidata a prefeito da capital pernambucana. Não teve êxito na primeira. Internamente, o grupo dele ainda levanta a hipótese de que o presidente quer lhe ver para explicar por que não gravou também a favor dele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;