Política Titulo São Bernardo
Morando aposta na agilidade
Raphael Ramos
Do Diário do Grande ABC
23/08/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


O candidato à Prefeitura de São Bernardo Orlando Morando (PSDB) acredita que a cidade pode avançar 20 anos na questão ambiental se municipalizar as licenças para novas construções. O tucano ataca a burocracia e quer dar mais agilidade a esse processo.

"Hoje, para qualquer projeto que envolve meio ambiente, você tem de ir ao Dusm (Departamento de Uso do Solo Metropolitano). Após ser aprovado, a documentação é remetida ao DEPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais) . Só aí que você pode dar entrada na Secretaria de Obras do município. Isso demora dois, três ou até cinco anos", afirma.

Morando defende que o governo estadual dê as diretrizes e a Prefeitura execute. "Ganharemos um tempo imenso, além de trazermos para a legalidade muitas coisas que atualmente estão ilegais por causa da morosidade", diz.

Antes de criar um órgão que possa ter autorização para dar licenças ambientais, o deputado estadual quer dividir a atual Secretaria de Habitação e Meio Ambiente em duas pastas. Para isso, criaria um conselho e um fundo municipal de meio-ambiente. "Concluindo essas ações, vamos conseguir entrar no Sisnama (Sistema Nacional do Meio Ambiente)", prevê. O órgão reúne entidades da União, dos estados, dos municípios e fundações instituídas pelo poder público que são responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.

"Entrando nessa espécie de cadastro de municípios, estaremos aptos a fazer parcerias com organismos nacionais e internacionais e conseguiremos importantes recursos", aposta.

O deputado estadual também planeja criar uma usina de reciclagem de resíduos da Construção Civil. Sua idéia é que a iniciativa privada administre o local, mas se não encontrar interessados, garante que a Prefeitura irá assumir a gestão. "Resolveríamos um sério problema, pois grande parte do entulho é jogado em locais inadequados, sem contar que estamos falando de um material muito rico", afirma.

Outra proposta de Morando é criar um Plano Diretor de Meio Ambiente para instituir uma política municipal sobre o assunto. "É importantíssimo focar a questão de ambiental, pois a maior parte de São Bernardo fica à beira da Represa Billings", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;