Política Titulo São Bernardo
Alex sugere autarquia para gerir água e esgoto
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
23/08/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Principal bandeira do candidato a prefeito de São Bernardo Alex Manente (PPS), o rompimento do contrato com a Sabesp - gestora dos serviços de água e esgoto - e a criação de uma autarquia para administrara o setor é defendido pelo prefeiturável como "única possibilidade de solucionar o problema" de saneamento básico.

Embora admita a dificuldade em garantir 100% de esgoto tratado - hoje, há 30% de tratamento -, o deputado estadual afirma ser possível acabar com o problema de saneamento em apenas um mandato. "Só chegamos nesta situação porque a Sabesp (cujo contrato com a Prefeitura vence em 2009) não cumpriu os requisitos necessários. A degradação da nossa represa começou em virtude da ausência da concessionária. A Billings está perdendo a função de abastecimento por conta da poluição."

O programa de governo do popular-socialista também prevê revisão na taxa de esgoto. A proposta é que o tributo seja cobrado conforme o percentual de rede tratada. "A população paga para ter 100% do serviço, mas não temos somente 30% em tratamento. Não há como admitir que uma cidade com o orçamento deste porte (a Pasta dispõe de R$ 212 milhões) ainda tenha esgoto in natura. Isso é falta de política."

O candidato não poupa críticas à morosidade para aplicação do projeto Jica (Agência Internacional de Cooperação do Japão), anunciado no último ano como solução para a recuperação da Billings, mas que ainda não foi implementado. "Vamos verificar a situação efetiva do Jica, se não estiver encaminhado, avançaremos com a proposta de recuperar a represa com a ajuda da Guarda Civil Ambiental que pretendemos criar para controlar o avanço da degradação."

Alex também questiona o "desenvolvimento sustentável" divulgado pela Prefeitura e avalia que o título só pode se tornar real se houver controle habitacional. "Temos de fiscalizar o avanço desordenado. Esse é o caminho para reverter a degradação", pondera.

Educação ambiental - O prefeiturável propõe a criação de um parque multifuncional (com Esporte, Cultura, Lazer e educação ambiental) na região do Grande Alvarenga, a implementação da disciplina na grade curricular da quarta série do ensino fundamental e a criação de cursos profissionalizantes em gestão ambiental, concedidos em escolas municipais. "Utilizando a estrutura e os equipamentos públicos, conscientizaremos os jovens, responsáveis pela preservação do meio ambiente."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;