Política Titulo Santo André
Brandão se empenhará em Agência de Saneamento Ambiental
Elaine Granconato
Especial para o Diário
23/08/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


A criação de uma Agência de Segurança Ambiental é uma das propostas do ex-prefeito e candidato à Prefeitura de Santo André pelo PSDB, Newton Brandão, se eleito. Entre as funções, o órgão funcionaria como um centro de pensamento e definição de políticas e propostas para o dano ao meio ambiente.

Aliás, o passivo ambiental não é um problema apenas de Santo André. Todas as cidades do Grande ABC sofrem com os danos causados ao meio ambiente, entre eles a degradação cotidiana, a poluição e o desmatamento.

A agência, segundo Brandão, apresentará propostas de recuperação ambiental para a cidade, que sofre com a falta de área verde e famílias morando em áreas de manancial - são hoje 7.000 pessoas em loteamentos feitos de forma irregular, de acordo com dados da Prefeitura de Santo André.

Além da análise e gestão integrada de riscos ambientais, a agência teria maior liberdade de ação e com resolução de questões em médio e longo prazos por meio de um macromonitoramento, de acordo com o candidato tucano. Entre as tecnologias empregadas: rede eletrônica de imagens e sensores e geoprocessamento.

No entanto, o estudo dessa degradação ambiental seria feito em um trabalho integrado e articulado com vários órgãos municipais e estaduais, como Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Defesa Civil, Polícias Militar e Civil; Guarda Civil Municipal e secretarias diversas (Habitação, Educação e Transportes).

Outras propostas são a criação dos Programas de Educação Ambiental e de Reúso de Água Residencial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;