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Chevrolet Captiva Sport atrai pelo preço e desempenho

Captiva Sport é o 18º produto da Chevrolet no Brasil, o primeiro a chegar após acordo com México

Sueli Osório
Enviada a Los Cabos, México
27/08/2008 | 07:11
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A primeira impressão é boa: por fora, o Chevrolet Captiva Sport agrada por suas linhas que demonstram robustez mas, ao mesmo tempo, sofisticação.

Ao entrar no utilitário esportivo, o espaço interno é outro ponto positivo, assim como o acabamento. O porta-malas pode levar 821 litros, podendo chegar a 1.586 litros com os bancos traseiros rebatidos.

O Captiva Sport é o 18º produto da Chevrolet no Brasil, o primeiro a chegar após o acordo comercial com o México. Produzido na planta de Ramos Arizpe, chega às 556 concessionárias da marca com duas opções de tração: FWD (dianteira), com preço de R$ 92.990, e AWD (integral, com sistema inteligente de acionamento), que custa R$ 99.990.

O motor é o 3.6 V6 Alloytec, de 24 válvulas, o mesmo do Omega, que entrega 261 cavalos de potência a 6.500 rpm e o generoso torque de 32,95 mkgf a 2.100 rpm.

Segundo a montadora, a versão FWD acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e a AWD em 8,5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 160 km/h.

O SUV foi avaliado em uma estrada asfaltada por cerca de 50 quilômetros. No entanto, por uma questão de logística, dirigimos a versão FWD do modelo vendido no mercado mexicano, que tem algumas diferenças de acabamento em relação ao que será vendido aqui.

O utilitário apresentou bom desempenho, com o motor respondendo rapidamente às acelerações. Ao pisar mais forte no pedal da direita, era possível ouvir o ronco do V6 enquanto o modelo deslanchava. A suspensão, no entanto, poderia ser um pouco mais firme. A direção também oscila um pouco em alta velocidade.

A transmissão é automática de seis velocidades, com opção de trocas manuais.

Expectativa de vendas é boa

Segundo Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, a expectativa da marca é de vender entre 1.300 e 1.500 unidades do utilitário esportivo por mês.

Se levarmos em conta as vendas em outros mercados, essa marca não será difícil de ser alcançada: em 2007, foram comercializadas 98 mil unidades do modelo somente nos Estados Unidos. Em todo o mundo, foram 220 mil veículos.

Entre os atrativos do modelo estão os equipamentos de segurança. A lista inclui programa eletrônico de estabilidade, freios ABS, sistema de controle de tração, seis air bags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), monitoramento da pressão dos pneus - que observa a pressão dos quatro pneus em tempo real e avisa o motorista por meio de um sinal luminoso no painel quando a pressão está baixa ou alta -, além do sistema de partida do motor por controle remoto, que mantém as portas do veículo travadas.

Para o conforto dos ocupantes, o modelo conta com itens como ar-condicionado com controle eletrônico automático, controlador de velocidade, rádio com leitor de MP3 e seis alto-falantes. além de controle do sistema de som no volante.

O modelo topo de linha, com tração integral, tem ainda CD changer para seis discos e bancos de couro com sistema de aquecimento.




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