Economia Titulo Preços
Alimentos não devem impulsionar inflação em 2009
30/08/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


Depois de serem os principais responsáveis pela disparada de preços este ano, os alimentos devem conceder um alívio para a inflação em 2009.

Embora admitam uma imprevisibilidade latente no comportamento dos preços do setor, especialistas da Brascan, Ativa Corretora, Fecomércio-RJ e LCA Consultores apostam em crescimento menor dos preços dos itens alimentícios em relação à forte elevação de preços registrada em 2008.

As expectativas dos analistas são de redução de consumo. A economista da BGA (Brascan Gestão de Ativos), Mônica Oliveira, prevê aumento de 5% para os preços dos alimentos no varejo em 2009, menos da metade da taxa de inflação projetada para o setor ao término deste ano (10,80%). "O fator fundamental para a pressão dos alimentos na inflação este ano foi um descasamento entre a oferta e a demanda, potencializado pelo aumento nos preços das commodities", disse. Na análise da especialista, esse cenário deve mudar a partir do ano que vem, quando o consumo no mercado interno arrefecer, influenciado pelos efeitos da atual política monetária, de elevação na taxa básica de juros (Selic).

A desaceleração na economia mundial também foi citada como um fator que pode ajudar a manter os preços dos alimentos em um nível menos elevado do que o apurado este ano, segundo o economista-chefe da Ativa Corretora Arthur Carvalho Filho.

Na análise do economista, o mundo está caminhando para um nível de desaceleração econômica, o que deve puxar para baixo o consumo, diminuindo o apetite por commodities, em relação à demanda deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;