Economia Titulo TeleCheque
Volume de cheques fraudados aumenta 20%
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
20/08/2008 | 07:29
Compartilhar notícia


O número de cheques fraudados contabilizou aumento de 20% em julho quando comparado com o mesmo período do ano anterior, segundo o levantamento da TeleCheque, empresa de concessão de crédito para o mercado de varejo.

Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro foram os Estados que apresentaram o maior índice de fraudes - utilização de cheques roubados ou sem fundos.

A alta está diretamente ligada ao retorno da utilização de cheques em diversas praças do País nos últimos meses. Ao aceitar essa forma de pagamento, os lojistas têm prós e contras (fraudes). Entre os benefícios está a isenção de taxas pagas, por exemplo, para o uso do cartão de crédito. "A tarifa é de, no mínimo, 2,5% do valor total da compra. É um imposto alto para usar o sistema. Por isso, lojistas estão aceitando um número maior de cheques", explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da TeleCheque.

Dicas - Em caso de suspeita de fraudes, especialistas aconselham adotar algumas medidas de segurança.

A primeira delas é fazer a conferência da assinatura e da foto do documento de identificação. Outro item importante é não aceitar cheques emitidos em nome de terceiros; cheques com valor diferente do total da compra ou mesmo cheques previamente preenchidos.

"É preciso desconfiar de cheques rasurados, com manchas ou borrões. Além disso, os lojistas precisam ter o costume de utilizar equipamentos para identificação de fraudes, disponíveis pelas próprias associações comerciais", finaliza Praxedes.

O consumidor, no entanto, também precisa ficar atento. Para evitar que o cheque seja fraudado é necessário não esquecer nenhum extrato de banco ou documento em locais que outras pessoas tenham acesso; ter atenção redobrada com o uso da internet. "No caso de perder um documento ou ter um cheque fraudado, é necessário procurar o banco e a delegacia para fazer um boletim de ocorrência", recomenda a TeleCheque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;