Política Titulo Mauá
Chiquinho se aproxima de aliados do PT
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
08/08/2008 | 09:13
Compartilhar notícia


O candidato governista a prefeito de Mauá, Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB), segue à risca a tática de associar sua imagem a parceiros históricos de seus aliados na eleição.

Os aliados da vez são os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, ligado à Força Sindical e que era presidido por Cícero Firmino da Silva, o Martinha (PDT). O sindicalista é candidato a vice-prefeito de Santo André, na chapa encabeçada pelo petista Vanderlei Siraque.

Nas duas últimas semanas, foram mais de dez visitas do prefeiturável socialista a portas de fábricas, principalmente as localizadas no bairro Sertãozinho. Em todas as ocasiões, Chiquinho esteve acompanhado de representantes do sindicato.

Martinha, que antes de ser escolhido companheiro de chapa de Siraque já havia declarado apoio ao socialista de Mauá, afirmou que agora irá adotar uma postura mais neutra.

"Não poderei subir no palanque do Chiquinho, mas é lógico que meu partido tem um candidato em Mauá. Obviamente, se eu não fosse candidato certamente participaria mais ativamente da campanha dele", explica o sindicalista.

Sem pressão - O pedetista nega, no entanto, ter sofrido alguma pressão por parte do PT para que não embarcasse na campanha de Mauá. "Isso não existe. Eles sabem que pertenço ao PDT e que o partido se posicionou na cidade", diz.

Apesar de afirmar que o vice de Siraque o apóia abertamente, o prefeiturável de Mauá diz que entende a atual situação do sindicalista. "Compreendo, mas sei que o coração do Martinha está conosco", afirma.

Chiquinho nega que a aproximação com os sindicalistas tenha como objetivo desestruturar a campanha do adversário petista Oswaldo Dias. "Essa relação foi construída ao longo do tempo. Diferente do Oswaldo, que acha que não precisa de ninguém para governar", provoca.

Mas o fato é que ele não esconde a satisfação por também ter tirado do petista dois importantes aliados históricos: o PCdoB e o PMDB (partido de seu candidato a vice-prefeito Paulo Bio), que em 2004 estiveram ao lado do prefeiturável petista Márcio Chaves. "Também temos o apoio do candidato a vice-prefeito de Luiz Marinho (PT) em São Bernardo, Frank Aguiar (PTB)", afirma.

Procurado na quinta-feira, Oswaldo Dias informou, por meio de assessoria, que não comentaria o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;