Esportes Titulo Pequim 2008
Mundo estica os olhos para a China

Olímpiada de Pequim começa nesta sexta-feira com 10.178 atletas, que representam 205 bandeiras

Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
08/08/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


Nos próximos 16 dias os olhos do mundo estarão voltados para o Oriente, mais precisamente para Pequim, a capital chinesa que recebe a 29ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna. A maior olimpíada da história que, em paralelo às competições esportivas, expõe ao planeta as faces ainda desconhecidas de um país que assusta pelo gigantismo, tradições e incrível capacidade de crescimento econômico.

Enquanto 10.178 atletas, que representam 205 bandeiras, estarão em ação nas modernas instalações construídas especialmente para a Olimpíada e que consumiram US$ 40 bilhões, o planeta terá a oportunidade de observar detalhes que até então estiveram ocultos por detrás das muralhas.

Detalhes de um país que reúne 1,3 bilhão de pessoas - equivalente a 20% de toda a população da Terra e sete vezes o número de habitantes do Brasil -, que possui a economia que mais cresce no mundo - hoje a quarta maior do planeta, mas que em dez anos deverá se igualar aos Estados Unidos (primeira) -, e que conserva hábitos seculares e cheios de simbolismos. Pela tradição, os Jogos serão abertos no dia 8/8/2008, pontualmente às 8h08. O algarismo é sagrado e pela cultura popular traz boa sorte.

Os chineses, que tomaram gosto pelos grandes números, aliam tradição, investimento e uma certa dose de pressão governamental para, a partir de casa, tornar-se a principal potência também no campo esportivo.

Mas o ideal olímpico representa bem mais que isso. A competição, que levará mais 2 milhões de turistas a Pequim, também deixará suas marcas. Graças aos Jogos, foram tomadas medidas para controlar a poluição e, ao menos neste período, os chineses poderão vislumbrar um pouco da luz do sol.

Ficarão também as construções. Em sete anos, foram 87 quilômetros de metrô e o maior terminal de aeroporto do mundo. Além disso, os chineses ergueram 16 novos complexos esportivos. O mais imponente deles é o chamado Ninho de Pássaro, uma construção futurista com capacidade para 91 mil pessoas, ou o Cubo D'Água, que receberá as provas das modalidades aquáticas.

Será no Ninho de Pássaro que acontecerá hoje a abertura dos Jogos. Um evento concorridíssimo, no qual o premiê chinês, Hu Jintao, receberá mais de 100 chefes de Estado, entre eles George W. Bush, Nikolas Sarkosy e o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;