Política Titulo Propostas
Prefeituráveis defendem feiras noturnas
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
08/08/2008 | 09:19
Compartilhar notícia


A ampliação das feiras noturnas em Santo André entrou na pauta de discussão de dois candidatos à Prefeitura, Vanderlei Siraque (PT) e Newton Brandão (PSDB).

Declaradamente incomodados com a falta de movimento nas feiras livres diurnas, tanto petista quanto tucano acreditam que uma das saídas para tentar minimizar esse esvaziamento da clientela seria a realização de mais feiras à noite.

Menos movimentadas e em horário mais acessível aos trabalhadores, esse tipo de feira vem ganhando força e se tornado cada vez mais comum no Grande ABC - hoje existem nove na região, sendo que quatro delas estão em Santo André.

Siraque considera "interessante" o conceito de feira noturna porque facilita as compras" das famílias cujo homem e mulher trabalham fora. Mas o petista adverte para o que considera um problema. "Elas devem existir, mas não no formato das diurnas. Precisam ser montadas longe das áreas residenciais, pois acima de tudo temos de pensar na questão do conforto e da segurança do morador", ressalta.

O governista avalia que a falta de movimento se deve a "em parte desleal" concorrência com sacolões e supermercados. "Por outro lado, as feiras poderiam investir em publicidade, pois oferecem produtos melhores. Eu mesmo somente compro alguns alimentos na feira."

Até por este motivo, Siraque não acredita que as feiras estejam com os dias contados. "Não vejo a extinção desse tipo de comércio, já virou questão cultural. Quem não prefere pastel da feira?", indagou.

O petista citou duas propostas as quais considera fundamentais para os feirantes. "A Prefeitura deve oferecer aos trabalhadores cabines de banheiros químicos, além de mais segurança. A instalação de câmeras para videomonitoramento, por exemplo, aumentaria a sensação de segurança dos feirantes e dos clientes."

Tucano - Newton Brandão também é favorável às feiras noturnas. O tucano, porém, acredita que a iniciativa de ampliar a oferta deve passar, necessariamente, pelo crivo de feirantes.

"O administrador tem de ter opinião mais coletiva do que individual. A cidade cresceu muito e o pessoal que trabalha fora dificilmente pode fazer a feira pela manhã. Não digo que à noite seja melhor, mas pode ser uma solução para este problema, desde que feirantes e a própria população aceitem. Nosso lema é nunca contrariar a opinião pública."

Na quinta-feira, Brandão visitou três feiras (Vila Guarani, Cidade São Jorge e Vila Curuçá). Siraque fez campanha apenas na feira da Vila Matarazzo - à tarde cancelou agenda em função do mau tempo.

Ricardo Alvarez (Psol) não vem marcando compromissos por conta de problemas familiares. Já Aidan Ravin (PTB) e Raimundo Salles (DEM) não divulgaram as ações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;