Política Titulo São Bernardo
Morando desponta como favorito
Rita Donato
Do Diário do Grande ABC
20/07/2008 | 11:49
Compartilhar notícia


O candidato governista à sucessão de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), lidera a disputa. Duas semanas após o início da campanha eleitoral, a pesquisa registrada na 174ª Zona Eleitoral, sob o número 2/2008, aponta o deputado estadual com 30% das intenções de voto frente aos 21% do também parlamentar Alex Manente (PPS). O sindicalista Luiz Marinho (PT) tem 13% de preferência e Aldo Santos (Psol) aparece com 1%. Evandro de Lima (PTdoB) não atinge 1% .

Mais jovem entre os postulantes ao Paço, Alex - 28 anos - tem a maioria de eleitores (24%) com idade entre 16 e 29 anos. Na faixa etária de 40 a 49 anos, Morando - 33 anos - tem 34% das intenções de voto. Marinho - 49 anos - tem preferência entre a população de 30 a 39 anos: 16%.

O tucano tem favoritismo entre os homens (34%) e os eleitores com renda familiar acima de cinco salários mínimos (39%). Alex tem público dividido (23% mulheres e 19% homens), mas é apontado como preferido entre as classes média e baixa (22% com renda de até dois salários mínimos e 27% até cinco).

O governista é favorito dos eleitores com ensino superior completo: 45%. Alex aparece entre os moradores com ensino médio concluído, com 27%. Já Marinho tem 24% das intenções entre os munícipes com ensino fundamental (de 5ª a 8ª série).

Apenas 8% dos entrevistados que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental indicaram o nome do petista. Neste nível de escolaridade, os dois primeiros colocados na pesquisa praticamente dividem o pódio: 28% optaram por Morando e 26% por Alex.

Rejeição - O candidato do PPS tem o menor índice de rejeição: 11% dos entrevistados afirmaram não confiar o voto a ele, enquanto 19% rejeitam a idéia de votar no tucano e 22% não querem Marinho no comando da Prefeitura. No total, 37% não opinaram sobre o assunto e 8% asseguraram que poderiam votar em todos os prefeituráveis.

O Ibope também perguntou aos eleitores de São Bernardo quem, independentemente de seu voto, será o próximo prefeito da cidade. A maioria apontou Orlando Morando: foram 37% para o tucano, 20% para Alex, 11% para Marinho, 1% para Aldo Santos e 31% dos eleitores da cidade não souberam apontar um nome.

Eleitores consideram governo William Dib de regular a bom

A maioria dos eleitores de São Bernardo classifica a administração William Dib (PSB) de regular (39%) a boa (26%). Na pesquisa encomendada pelo Diário para medir o grau de satisfação do governo municipal, 3% apontaram ser um governo ótimo, 11% avaliaram como ruim, 19% como péssimo e 3% não souberam classificar.

A principal deficiência apontada pelos munícipes refere-se à Saúde. No total, 60% da população das classes alta, média e baixa (com rendas familiares que variam de zero a mais de cinco salários mínimos) destacaram a área como sendo um "problema urgente". Na seqüência estão Segurança (39%), Educação e Desemprego (com 33% cada) e Transporte Coletivo (23%).

Mesmo com o investimento pesado no sistema viário - no último ano a Prefeitura anunciou o programa São Bernardo Moderna com 25 intervenções viárias - o Trânsito é considerado problemático para 17% dos eleitores da cidade, seguido da falta de limpeza pública (14%).

Embora a melhoria na Habitação seja bandeira de todos os prefeituráveis de oposição, apenas 9% dos moradores destacaram essa área como prioridade. O segmento aparece ao lado da necessidade de asfaltamento de ruas e avenidas, também indicado por 9%.

A pesquisa ponderou a satisfação dos moradores com a cidade: 67% dos entrevistados afirmaram estar satisfeito e 21%, insatisfeito.

Estado e União - Na terra do presidente Lula, mais da metade da população (54%) avalia o governo federal de bom a ótimo. Dos entrevistados pelo Ibope, 24% afirmaram que a gestão petista é regular, 8% disse ser ruim e 13%, péssima. Somente 2% não responderam ao questionamento.

O candidato a prefeito pelo partido, Luiz Marinho, já deixou claro que fará campanha em cima da imagem do chefe de Estado. Desde o início do processo eleitoral, o sindicalista enfatiza o "bom relacionamento" com o presidente da República, fazendo dessa aproximação sua arma política para angariar eventuais recursos federais ao município.

Também a gestão do governador José Serra (PSDB), espelho do prefeiturável tucano Orlando Morando, é classificada de regular (41%) a boa (32%). Somente 5% apontaram como ótima e 17% como ruim e péssima. Apenas 5% não responderam.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;