Política Titulo Mauá
Oswaldo Dias larga na frente
Sérgio Vieira
Do Diário do Grande ABC
20/07/2008 | 11:36
Compartilhar notícia



O ex-prefeito Oswaldo Dias (PT) lidera a corrida à Prefeitura de Mauá. O levantamento do Ibope mostra larga vantagem em relação aos demais adversários. Oswaldo está com 47% na pesquisa estimulada, contra 17% do segundo colocado, o prefeiturável governista Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB).

Diniz Lopes (PSDB) vem em terceiro lugar, com 14% das intenções de voto. O prefeiturável do Psol, Mateus Prado, foi citado por 2% dos entrevistados.

Brancos e nulos aparecem com 11% e 10% informaram não saber em quem votar ou não opinaram.

A pesquisa está registrada na 217ª Zona Eleitoral de Mauá, sob o protocolo nº 865/2008.

Sexo e renda - O cenário não muda quando é levado em consideração o sexo do entrevistado. Oswaldo Dias é citado por 47% das mulheres e 46% dos homens. Chiquinho tem 17% do voto feminino e 16% do masculino. Já Diniz é mais lembrado pelos homens, com 16%. O tucano tem 12% do eleitorado feminino de Mauá.

O ex-prefeito de Mauá também lidera nas faixas de renda familiar. Dos entrevistados com até dois salários mínimos, Oswaldo aparece com 44%, mas com uma vantagem menor em relação a Chiquinho. Neste item, o socialista tem 21% e Diniz, 13% .

Entre os que recebem mais de dois salários mínimos, o petista conta com 48%. O governista cai um pouco e fica com 14%. Diniz tem 16%.

Oswaldo tem o índice de votos mais expressivo entre eleitores com 50 anos ou mais: 61%. É justamente nesta faixa que Chiquinho registra seu pior desempenho: 6%. Mas, entre a população de 16 a 29 anos, o governista atrai 21% da preferência. Nesta faixa etária, o petista tem 39% das intenções de voto. Diniz está com 24%.

O Ibope perguntou aos eleitores quem, independentemente da intenção de voto, venceria a eleição em Mauá. Deu Oswaldo, com 54%. Chiquinho tem 17% e Diniz, 11%. Mateus Prado não foi citado.

Rejeição - Chiquinho do Zaíra lidera o ranking de rejeição, com 39%. Em segundo lugar está Mateus, com 34%. Oswaldo Dias é rejeitado por 30% dos eleitores. Diniz Lopes, 28%. Do total de entrevistados pela pesquisa Diário/Ibope, 11% revelaram que poderiam votar em todos os candidatos e 10% não souberam, no momento, em quem votar ou simplesmente não opinaram.

Governo Damo é péssimo para 41%

A pesquisa Diário/Ibope avaliou a administração do prefeito Leonel Damo (PV). Dos entrevistados, 41% consideram péssimo o atual governo de Mauá. O índice regular foi citado por 31%. Somente 2% classificaram como ótima e 12%, boa.

Entre os que responderam "péssimo", 43% revelaram ter renda familiar superior a dois salários mínimos e 39%, até dois.

A pior avaliação do prefeito ficou entre o homens, com 44% considerando a administração péssima. Entre as mulheres, o índice foi 39%. Entre os eleitores masculinos, 1% disse que a gestão Leonel Damo é ótima; 2% entre as mulheres.

Lula e Serra - Diário/Ibope também ouviu os eleitores de Mauá sobre as gestões do governador José Serra (PSDB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O tucano teve 35% de administração boa. Entre os que acham o governo Serra regular estão 32%. Apenas 5% consideram o governo estadual ótimo. Dos entrevistados, 6% definiram como ruim e 11%, péssimo.

O eleitorado feminino acredita mais no governo estadual: 35% classificam a gestão como ótima. Entre os homens, o índice é de 34%.

O governo do presidente Lula é bem avaliado em Mauá. O petista recebeu índice de 38% como boa gestão. A classificação regular teve 21% dos votos. A admnistração federal foi considerada ótima por 17% dos entrevistados, 8% como ruim e 13%, como péssima. Do total, 3% não souberam ou não opinaram sobre o tema.

O governo Lula é aprovado mais pelos homens de Mauá, com índice de 43% no item ‘bom'. Entre as mulheres,é 34%. O petista também vai bem entre os entrevistados com ensinos médio e superior: 46% de ‘boa administração' e 11% de ‘péssima'.

Entre faixa etária, o governo do presidente tem 43% de conceito ‘bom' dos eleitores de 16 a 29 anos. Uma parcela dos jovens (15%), no entanto, classificam a gestão como ‘péssima'.

Principais problemas - O levantamento junto ao eleitorado municipal apontou quais são as áreas mais problemáticas de Mauá. Saúde lidera com folga o ranking de problemas, com 82%. Em segundo lugar vem Educação, com 42%, seguido por Segurança Pública e Desemprego, com 32%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;