Política Titulo Santo André
Salles registra programa de governo em cartório
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
15/07/2008 | 08:51
Compartilhar notícia


O candidato a prefeito de Santo André Raimundo Salles (DEM) registrou segunda-feira, no 1º Cartório de Notas da cidade, o seu programa de governo. "Esse conjunto de diretrizes passa a ser a nossa Bíblia a partir de agora."

O tabelião José Antonio Botan garantiu que, em 50 anos do cartório local, é a primeira vez que um prefeiturável registra a escritura declaratória de compromisso público e coloca o conjunto de idéias à disposição da sociedade.

Ao lado do candidato a vice-prefeito, o empresário Wilson Bianchi, e de candidatos a vereador da coligação Santo André do Bem, Salles argumentou que a atitude reafirma compromisso com a população de, uma vez eleito, cumprir as promessas.

O documento, com 76 páginas, traz 625 propostas. O democrata pondera, no entanto, que o plano não está totalmente fechado. "Complementaremos o programa com as demandas identificadas por meio do projeto bairro a bairro, no qual analisaremos as reivindicações e, na medida do possível, as incorporaremos no plano por meio de adendo à escritura. Nada é imutável."

Salles avalia ter "novamente saído na frente dos adversários", como o fez, segundo ele, no lançamento da chapa, na costura das alianças e na realização da convenção - o DEM, juntamente com os dez partidos da coligação, foi a primeira sigla na região a realizar o encontro para oficializar as chapas majoritária e proporcional.

O democrata ressaltou que a campanha dele é a "única" planejada do ponto de vista de organização. "É inadmissível ir às ruas sem o programa. Qual será o discurso do PT, que até agora não apresentou nada?", questionou.

Sem garantias - O fato de um candidato registrar em cartório as suas intenções nem sempre é garantia de cumprimento da palavra. Os casos mais recentes demonstram tal tendência.

Na corrida pela Prefeitura de São Paulo, em 2004, quando derrotou a petista Marta Suplicy, José Serra (PSDB) se comprometeu a concluir os quatro anos de mandato. Mas mudou de idéia dois anos depois para disputar o governo estadual.

Em 2000, dois petistas descumpriram promessas lavradas em cartório. Eleito prefeito de Ribeirão Preto, o deputado federal Antonio Palocci deixou o governo municipal após ser convidado a integrar o primeiro escalão do governo Lula.

Candidata à Prefeitura de São José, Angela Guadagnin (protagonista da ‘dança da pizza' em 2006) registrou programa de governo no qual repetia promessas não realizadas em campanhas anteriores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;