Internacional Titulo Diplomacia
EUA têm planos de abrir representação diplomática no Irã
Da AFP
17/07/2008 | 08:02
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos anunciarão no próximo mês planos para estabelecer uma presença diplomática no Irã pela primeira vez em 30 anos, informou nesta quinta-feira o jornal britânico The Guardian.

O governo do presidente norte-americano, George W. Bush, planeja estabelecer um escritório de interesses em Teerã, similar ao que tem em Cuba, indicou o diário que não identificou suas fontes.

A Casa Branca e o Departamento de Estado evitaram fazer comentários.

Mas um funcionário do Departamento de Estado disse no mês passado que as autoridades norte-americanas haviam discutido a possibilidade de abrir uma seção de interesses no Irã.

"Sei que foi discutido", disse o funcionário que pediu para que sua identidade não fosse revelada.

O relatório do The Guardian sucede ao anúncio do governo de Bush de quarta-feira, de que o número três do Departamento de Estado, William Burns, participaria de negociações sobre o programa nuclear iraniano no sábado em Genebra.

Os Estados Unidos romperam suas relações diplomáticas com o Irã em 1980 após o seqüestro dos diplomatas de sua embaixada de Teerã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;