Cultura & Lazer Titulo Música
Filarmônica de São Bernardo estréia em Campos
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
14/07/2008 | 07:29
Compartilhar notícia


Como mais um sinal da ampliação de suas atividades, a Orquestra Filarmônica de São Bernardo se apresenta pela primeira vez no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos mais tradicionais do País, este ano em sua 39ª edição. O concerto será às 16h, na Praça Capivari. Nesta segunda-feira, a partir das 14h30, a formação realiza ensaio aberto à população no Teatro Lauro Gomes (Rua Helena Jacquey, 171, Rudge Ramos. Tel.: 4368-3483). Os ingressos devem ser retirados uma hora antes, na bilheteria.

A estréia da filarmônica em Campos, ocorre sob a batuta do regente-adjunto, o maestro norte-americano radicado no Brasil Daniel Havens. A apresentação já estava programada antes que o maestro Carlos Moreno assumisse como regente-titular. A participação, assim como a chegada do progressista Moreno, é mais um passo no projeto de levar a formação para além dos limites da cidade em que foi criada.

O programa da apresentação seguirá a proposta do festival para este ano: o diálogo entre música e literatura. Portanto, as peças escolhidas são grandes composições inspiradas em textos famosos. Do russo Piotr Tchaikovsky, foram escolhidas duas canções que resumem o tema: a suíte do balé de O Quebra-Nozes, baseado na obra de Alexandre Dumas e a abertura de Romeu e Julieta, tragédia de William Shakespeare.

O programa se completa com Dom Quixote, leitura do sueco Jan Sandstrom para a novela de Miguel de Cervantes publicada em 1605. O trombonista norte-americano Mark Hetzler, do quinteto de metais Empire Brass, faz participação especial nessa peça. No bis, todo o quinteto se juntará à orquestra.

Sala São Paulo - O fluminense Carlos Moreno assumiu a batuta da formação de São Bernardo no fim do mês passado e já deu mostras de que imprimirá o mesmo ritmo com que ergueu a Osusp (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo) a ponto de conquistar dois prêmios Carlos Gomes desde 2002: revelação para ele mesmo como maestro e melhor orquestra do País.

Além dos tradicionais concertos mensais em São Bernardo e do desafio de estrear num dos principais eventos de música de concerto do País, a filarmônica assumiu para este mês o compromisso de tocar na Sala São Paulo, reduto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O programa Mahler para Todos será apresentado na Capital no dia 29, três dias depois de a orquestra apresentar o mesmo programa no Cenforpe, em São Bernardo. Os solistas serão o tenor Fernando Portari (somente na Sala São Paulo) e o barítono Rodrigo Esteves. Até o fim do semestre estão programadas também apresentações que juntam ritmos populares, dança flamenca e ópera à música de concerto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;