Economia Titulo Alta nos preços
Vendas dos supermercados têm alta de 13,95% em maio
27/06/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


As vendas reais dos supermercados registraram alta de 13,95% em maio deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2007, segundo o Índice Nacional de Vendas, divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Em relação ao mês de abril deste ano, o faturamento do setor avançou 7,79%. Já no acumulado dos cinco primeiros meses de 2008, o faturamento real dos supermercados subiu 8,87%, em relação ao mesmo período do ano passado, representando o melhor desempenho nos últimos cinco anos.

"Não restam dúvidas de que o resultado foi fortemente impactado pelo processo mundial de alta nos preços das matérias-primas (commodities), principalmente dos alimentos. É importante que o governo mantenha as políticas corretivas, como a desova do estoque regulador de arroz", afirma o superintendente da Abras, Tiarajú Pires.

RETRAÇÃO - Segundo ele, após um período de crescimento nas vendas de produtos de maior valor agregado, devido ao aumento da renda dos brasileiros, a alta nos alimentos certamente vai influenciar na decisão de compra.

"Quando os produtos de primeira necessidade, como, por exemplo, arroz e aqueles que têm o trigo como matéria-prima, aumentam de preço, é natural que haja uma diminuição na venda de outros produtos considerados supérfluos", afirma.

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresenta crescimento de 20,31%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, e alta de 8,64% em relação a abril de 2007. O acumulado nominal dos cinco primeiros meses do ano alcançou incremento de 14,22%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;