Turismo Titulo Radical
Aventuras em Santander
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
26/06/2008 | 07:33
Compartilhar notícia


Longe das burocracias bancárias, a Santander colombiana destaca-se justamente pelos ares de liberdade que inspira. Compromisso mesmo só com a aventura, que ganha como pano de fundo alguns dos mais belos cenários do Leste andino, como o Rio Chicamocha e o Parque El Gallineral.

Situada 1.000 metros acima do nível do mar e a 380 quilômetros de Bogotá, a capital de Santander, Bucamaranga, oferece todo o aparato para acolher o turista que almeja aventuras à luz do dia sem abrir mão do merecido conforto à noite. Além da exuberante natureza que a circunda, a cidade conta com infra-estrutura hoteleira de alta qualidade, bela arquitetura e a infinidade de bares típica das cidades universitárias.

Também vale conferir as opções de artesanato em pedra e visitar os povoados coloniais, considerados o berço de muitos heróis da história colombiana.

CAVERNAS
Com temperaturas que oscilam de 7ºC a 29ºC, paisagens contrastantes e as discrepâncias típicas do relevo da Cordilheira dos Andes - cuja altitude varia de 1.000 a 3.000 metros de uma hora para outra -, a região configura-se num deleite para os apaixonados por esportes de aventura. Basta percorrer alguns quilômetros a partir de Bucaramanga para avistar bosques, rios, cânions e montanhas perfuradas por cavernas que instigam a imaginação dos espeleólogos.

Destaque para a chamada Cueva Del Índio, considerada uma das mais famosas atrações turísticas de Santander. Para chegar lá, no entanto, doses extras de espírito de aventura são necessárias: o visitante terá de deslizar precipício adentro, por um cabo de 80 metros de comprimento, a fim de explorar as câmaras internas da entrada subterrânea.

Já a Caverna Del Yeso, na cidade de Curití, exige que o turista se familiarize com as técnicas do rapel para descer por um túnel subterrâneo de cinco metros. Mas a chegada compensa o ‘sufoco' da travessia: além das belas estalactites e estalagmites formadas ao longo de milhares de anos, o local abriga tumbas indígenas que só os corajosos têm o privilégio de vislumbrar.

Mas se o medo do precipício antecipar o fim do passeio, não se preocupe: a apenas 10 quilômetros dali está a cidade de San Gil, meca dos adeptos da canoagem e de esportes como bungee jumping, parapente, rafting e rapel. Só não vale partir de Santander sem ter se permitido sequer um friozinho no estômago.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;