Turismo Titulo Boa vizinhança
Recepção calorosa
Thiago Mariano
Enviado a Monte Verde
26/06/2008 | 07:25
Compartilhar notícia


Como todo bom mineiro, Monte Verde marca pela recepção calorosa de seus moradores e comerciantes. Conversar e pedir informações é um convite a um animado bate-papo.

Entre os moradores mais notáveis e simpáticos estão Donatila Mathilde Abolin Lucas e Arnis Renato Lucas, conhecidos como a Tia Nata e o Seu Renato. Os casal mais antigo da vila é famoso pela deliciosa geléia que faz, de vários sabores e com pedaços de fruta.

Eles recebem qualquer visitante em casa e são sempre dispostos a contar sua história. Embora possuam residência na vila desde 1950, eles só passaram a morar efetivamente no local há 16 anos.

Os dois recordam os primeiros anos de Monte Verde, quando todo o território servia de pasto e cultivo, e que aos poucos foi se tornando cheio de árvores e pólo de turismo. Hoje, os dois vivem da aposentadoria dos anos trabalhados em São Paulo e da venda das geléias.

Outro morador conhecido é Roberto Lapiccirella, da pousada Locanda Belvedére. No local, o ex-músico mantém o Museu da MPB, onde guarda um acervo de 9.000 discos dos anos de 1970 para trás, além de revistas e livros com histórias da época do rádio.

Entre as prateleiras figuram obras de Aracy de Almeida, Carmem Miranda, Orlando Silva, Francisco Alves e muitos outros. "Gosto de sentar com turistas que apreciam música brasileira para discutir sua história enquanto tomamos uma cerveja", conta Lapiccirella.

Monte Verde é o destino preferido de muitos moradores do Grande ABC. Entre um dos que escolheram a vila para ampliar os negócios está o empresário Volmar Andrade, de São Bernardo, que comprou a pousada Torre Branca no início deste ano, com 18 quartos e diárias que variam de R$ 122 a R$ 370.

A beleza e o aumento de visitantes no local foram fundamentais para que o empresário decidisse montar seu negócio. "O Brasil tem muito potencial de crescimento em turismo. Cada vez mais as pessoas estão dispostas a viajar e conhecer seu País", afirma Andrade, que hoje divide sua vida entre a loja de informática que tem em Santo André e a pousada em Monte Verde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;