Turismo Titulo Colômbia
Aroma de flores e de café
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
26/06/2008 | 07:40
Compartilhar notícia


O familiar aroma de café poderia fazer o turista brasileiro achar que está em algum circuito do Vale do Paraíba não fosse o contraste da paisagem vista da janela da fazenda. No chamado Triângulo do Café - compreendido entre os Estados de Caldas, Quindío e Risaralda -, os picos nevados da Cordilheira dos Andes disputam as atenções com as altas temperaturas à beira do Rio Cauca, e fazem da região central da Colômbia um destino rural único na América Latina.

Para tanto, antigas fazendas cafeeiras foram transformadas em hotéis de luxo. E a variação de altitudes - de 900 a 2.150 metros - ainda permite que o turista opte pela temperatura que mais lhe convenha.

Para quem gosta de frio, por exemplo, a cidade de Manizales (capital do Estado de Caldas) é a mais indicada. Os municípios de Pereira, em Risaralda, e Armênia, em Quindío, apresentam temperaturas mais amenas. Já nas margens do Rio Cauca, o calor comanda o nível dos termômetros.

CAFÉ
Quando o assunto é café, os 513 mil cafeicultores da Colômbia não se importam de deixar a modéstia de lado para garantir categóricos: é no Triângulo que se produz o melhor café suave do mundo.

Os números confirmam a importância da bebida para a economia colombiana. O país é o terceiro maior produtor mundial do grão e conta com cerca de 590 cidades voltadas à produção cafeeira, responsáveis por exportar o produto a 36 países.

Não à toa, o setor abocanha 12,4% do PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário da Colômbia, gerando mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos.

Além de mostrar todas as etapas do processo de produção aos visitantes, as tradicionais fazendas cafeeiras oferecem parques temáticos, campos de golfe, esportes radicais em meio à natureza e suítes luxuosas, com vista para as colinas cobertas por plantações. Do quê? Café, é claro.

FLORES
Fora o café, o açúcar, o fumo e o arroz, a Colômbia ocupa o primeiro lugar na produção de flores e é o país que possui o maior número de orquídeas classificadas (cerca de 5.000 espécies).

Com pétalas grandes e cores vibrantes, as rosas, antúrios, bromélias e cactos colombianos são vendidos até no meio do trânsito e exportados para diversas partes do mundo, entre elas a Ceagesp, de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;