Internacional Titulo África
UA afirma que eleições no Zimbábue não foram democráticas

Observadores da África Austral e o secretário-geral da ONU já haviam denunciado as irregularidades

Da AFP
30/06/2008 | 07:48
Compartilhar notícia


As eleições no Zimbábue não obedeceram as normas democráticas da União Africana (UA), afirmaram os observadores desta organização, que esta segunda-feira realiza uma reunião de cúpula na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh, com a presença do presidente zimbabuano Robert Mugabe.

"As eleições não estiveram de acordo com as normas da União Africana sobre as eleições democráticas", afirma um comunicado dos observadores da UA.

Os observadores da África Austral e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, já haviam denunciado que as eleições não refletiram a vontade do povo.

A 11ª reunião de cúpula de chefes de Estado e de Governo da UA teve início nesta segunda-feira no Egito.

A reunião de 53 chefes de Estado e de Governo começou com o hino da organização continental, seguido de um discurso de Mubarak.

A situação no Zimbábue dificultou a preparação do evento, que começou na sexta-feira - dia do segundo turno da eleição presidencial zimbabuana - com o conselho de ministro das Relações Exteriores.

Sem conseguir chegar a um consenso, os chanceleres deixaram uma decisão sobre a questão zimbabuana para os chefes de Estado e de Governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;