Internacional Titulo Tremor
Terremoto atinge a Grécia e deixa dois mortos

Tremor de 6,5 graus na escala Richter foi sentido na região de Peloponeso; 37 ficaram feridos

Do Diário OnLine
Com AFP
08/06/2008 | 15:54
Compartilhar notícia


Duas pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas após um forte tremor de 6,5 graus na escala Richter atingir o Peloponeso, sul da Grécia, neste domingo, segundo informações do canal de televisão pública NET. As vítimas são um homem de 56 anos e uma senhora de 88. Ambos perderam a vida no desabamento de suas casas.

 
O idoso foi soterrado pelo telhado de sua casa, na aldeia de Kato Achaya, no departamento de Achaya, no noroeste do Peloponeso, área mais atingida pelo tremor - que foi sentido até em Atenas. Na mesma aldeia, a outra vítima teve uma parada cardíaca por causa do tremor e faleceu.

Os serviços de saúde e de emergência dos departamentos de Achaia, em Elide, e da ilha de Leucade, no mar Jônico, informaram que pelo menos 37 pessoas ficaram feridas. A maioria sofreu fraturas.

O tremor, que foi sentido em todo o Peloponeso e em outras regiões do país, ocorreu a 205 km de Atenas às 15h25 locais (09h30 de Brasília) próximo da localidade de Andradida, em Elide, anunciou o Instituto Geodinâmico do Observatório de Atenas.

Devido à intensidade do tremor, foram registradas cenas de pânico em cidades e aldeias do Peloponeso, onde os habitantes saíram para as ruas.

"O terremoto foi terrível, nunca havíamos sentido um tão forte apesar de estarmos acostumado a esse tipo de fenômeno, e durou muito tempo", declarou o prefeito de Pirgos, Georges Paraskevopulos, também ao NET.

O diretor de investigação do Observatório de Atenas, o sismólogo Greassimos Papadopulos, situou o epicentro 10 km de profundidade e disse que havia que "contar com uma atividade sísmica intensa nos próximos anos".

Já foram registradas várias réplicas do tremor, uma delas de 4,7 graus.

O ministério da Educação da Grécia anunciou a criação de uma equipe de engenheiros para controlar os colégios na área. A Grécia é o país com maior atividade sísmica no país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;