Economia Titulo DDD
Anatel quer diminuir número de áreas com DDD para celular
18/06/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende promover nova redução na quantidade de áreas com DDD (Discagem Direta à Distância) na telefonia móvel, as chamadas áreas de registro, com o objetivo de aumentar as possibilidades de ligações locais, reduzindo-se os custos dos usuários.

O anúncio foi feito ontem pelo superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente. Há cerca de cinco anos, o Brasil tinha 512 áreas de registro, número que caiu para 67. Sem mencionar a quantidade a ser reduzida, Valente informou estar nos planos da reguladora promover a diminuição nos próximos cinco anos. Com a diminuição das áreas, elas ficam maiores, reduzindo-se as despesas do usuário não só com as chamadas de longa distância quanto com roaming.

O DDD do Distrito Federal é 61 e o de Goiânia, a 200 quilômetros de distância, é 62. Se houver a unificação das duas áreas, um usuário que ligar do celular de Brasília para Goiânia e vice-versa pagaria ligação local. Do mesmo modo, um morador de Brasília que esteja em Goiânia usando seu celular deixaria de pagar roaming.

INVESTIMENTO
A Anatel estima que as empresas do setor de telecomunicações investirão R$ 250 bilhões nos próximos dez anos. Segundo Valente, essa conta inclui todos os investimentos dessas empresas, seja em expansão (por meio da compra de outorgas), seja na própria operação (melhoria de serviços, por exemplo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;