Política Titulo Santo André
Zeis passa com três emendas
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
27/06/2008 | 09:12
Compartilhar notícia


Um dos projetos mais polêmicos da Câmara de Santo André no primeiro semestre, a Zeis (Zona de Especial Interesse Social) foi aprovada quinta-feira. Porém, diferentemente do que gostaria o governo, a propositura passou pelo crivo parlamentar com três emendas.

O petista Antonio Leite e o tucano Paulinho Serra tiveram apoio dos colegas para evitar com que duas áreas (uma no Jardim Milena e outra na Vila Metalúrgica) fossem consideradas Zeis. Na prática, os terrenos não ficarão destinados exclusivamente à construção de habitações para a população de baixa renda.

Momentos antes da votação, Luiz Zacarias (PR) apresentou emenda por meio da qual estabelece um ano para que sejam apresentados projetos para essas áreas cujo zoneamento foi alterado. Caso contrário, automaticamente elas voltam a ser Zeis.

Único a votar contra as mudanças no projeto original, Jurandir Gallo (PT) disparou críticas. Ele acredita na supervalorização destes espaços. "O proprietário da área do Jardim Milena, por exemplo, deve estar pulando de alegria. Tinha um terreno de R$ 1 milhão e agora tem um de R$ 5 milhões."

Depois de afirmar temer que mais áreas sofram alterações, Gallo lamentou o que classificou de "profunda contradição". "Votamos uma série de instrumentos urbanísticos para garantir o planejamento ordenado da cidade. Não podemos aceitar que na primeira oportunidade os vereadores derrubem uma lei que eles mesmos criaram. Não sou contra o desenvolvimento do município. Somente gostaria que esse tipo de mudança passasse pelo CMPU (Conselho Municipal de Políticas Urbanas)."

Na última sessão do ano, os parlamentares também aprovaram três matérias do Executivo e três do Legislativo.

Entre elas, a que oficializa os Cesas (Centros Educacionais de Santo André), a que prevê gratuidade na primeira hora em estacionamentos públicos municipais e a que cria programa de medicamentos não-utilizados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;