Turismo Titulo Porto
Faça as malas
Eliane de Souza
Especial para o Diário
08/12/2011 | 07:41
Compartilhar notícia


Faça as malas

Uma das principais dúvidas de quem vai fazer um cruzeiro surge antes mesmo do próprio embarque: qual tipo de roupa deve-se levar na mala? É preciso estar atento à época do ano e ao lugar de destino do cruzeiro. A bordo de um navio, a mudança de temperatura é extrema e vale lembrar que em alto-mar o sol fica bem quente e todas as embarcações possuem ar-condicionado.

No Brasil, a temporada de cruzeiros acontece entre a primavera e o verão, e o dress code pede roupas ideais para clima quente. Opte por roupas leves durante o dia para aproveitar piscinas e deques externos, além das praias. Deve-se vestir camiseta ou saída de banho nas áreas internas e calçados leves, de preferência com solado de borracha. Alguns itens que não podem faltar para os homens são camisetas, blusas, camisas, shorts, bermudas, sungas, calças jeans e sociais, chinelo, tênis ou sapato. Para as mulheres, é sugerido também que levem vestidos, regatas, saias, shorts, biquínis ou maiôs, chinelos, sandálias baixas, tênis, calças, bolsas, acessórios e maquiagem.

Durante a noite, a programação do navio é bastante variada e costuma ter festas temáticas, como a famosa noite de gala com o comandante. Para a ocasião é recomendado o uso de traje social, como terno para os homens e um vestido longo para as mulheres. Os trajes não são obrigatórios, mas é uma forma de todos entrarem no clima de festa.

Também não se esqueça de filtro solar, óculos de sol e outros pertences de uso pessoal. O ideal é que os hóspedes não levem bagagem em excesso, para que as mesmas possam ser bem acomodadas nas cabines e transportadas dentro do navio.

Evite

Alguns itens são terminantemente proibidos no navio e devem passar longe da bagagem. Caso contrário, serão confiscados no embarque.

Não leve alimentos ou bebidas, ferros de passar, transformadores, objetos cortantes, drogas ilícitas e líquidos inflamáveis. Há navios que não aceitam secadores ou pranchas de cabelo por conta do risco de incêndio. Por isso, consulte as exigências com antecedência.

Em caso de bagagem confiscada, dirija-se à recepção do navio, retire o objeto proibido na presença do funcionário e reaveja o artigo com o segurança do navio na hora do desembarque.

De carro no Porto de Santos

A apenas 50 minutos do Porto de Santos, o cruzeirista do Grande ABC tem a opção de seguir de carro até o terminal marítimo e desfrutar da comodidade de estacionamento.

A MSC Cruzeiros permite a compra antecipada do tíquete de estacionamento no Porto de Santos. O serviço é válido pelo mesmo período do cruzeiro escolhido, além de assegurar vaga no estacionamento antes mesmo da data da viagem. O tíquete poderá ser adquirido pelo mesmo valor que é vendido no local e não agregará custos extras.

Quem optar pela compra antecipada do tíquete deve deixar o veículo nas dependências do estacionamento Mendes Convention Center, localizado na Avenida Francisco Glicério.

Ao chegar no local, o hóspede só precisa entregar o voucher aos funcionários. O Mendes Convention Center disponibiliza traslado no dia do embarque e desembarque do cruzeiro, em ônibus, van ou veículos de passeio. O estacionamento conta com seguro contra incêndio e roubo.

O tíquete do estacionamento para cruzeiristas da MSC Cruzeiros pode ser adquirido com agente de viagem que solicitará o serviço à armadora.

O Concais, empresa privada que administra o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, também oferece vantagens para quem reserva o estacionamento até 30 dias antes do embarque.

O local conta com serviço de valet, despacho de bagagens, seguro contra incêndio e roubo e 10% de desconto para pagamento adiantado. A diária é de R$ 55 e o valor máximo, de R$ 330. As reservas podem ser feitas por telefone - (0xx13) 3226-5600 - ou pelo e-mail estacionamento@concais.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;