Internacional Titulo França
França se integrará à Otan, mas dissuasão nuclear será nacional
Da AFP
17/06/2008 | 08:39
Compartilhar notícia


O presidente Nicolas Sarkozy confirmou que a França se integrará em breve ao comando militar integrado da Otan, mas que a dissuasão nuclear continuará sendo "estritamente nacional".

Também afirmou que a França não colocará suas tropas sob a autoridade da Aliança em tempos de paz, ao apresentar o Livro Branco da Defesa.

"Hoje, a Comissão do Livro Branco conclui que nada se opõe a que participemos nas estruturas militares da Otan", declarou Sarkozy ao apresentar a política de defesa para mais de 3.000 militares.

"A França é um aliado independente, um associado livre. Faço dos princípios estabelecidos em sua época pelo general de Gaulle os meus: a França manterá em todas as circunstâncias uma liberdade de apreciação total sobre o envio de tropas a uma operação".

"A França não colocará nenhum contigente militar sob comando da Otan em tempo de paz. A dissuasão nuclear da França seguirá sendo estritamente nacional e tenho a certeza de que a própria existência de nossa dissuasão é uma contribuição à segurança de toda Europa", acrescentou Sarkozy.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;