Economia Titulo Recursos
Pequenas empresas recebem mais crédito
16/06/2008 | 07:40
Compartilhar notícia


As MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas) estão recebendo mais crédito dos bancos este ano. Segundo dados dos balanços dos quatro maiores bancos privados do País (Bradesco, Itaú, Unibanco e Real), nos primeiros três meses de 2008, a expansão na carteira de crédito dessas companhias foi maior que a apresentada pelas pessoas jurídicas e pelas grandes empresas.

No Banco do Brasil, as operações de crédito junto às MPMEs atingiram R$ 25,6 bilhões em março, alta de 32% sobre o mesmo período do ano passado. "A necessidade de capital de giro das pequenas empresas cresceu junto com a expansão do crédito ao consumidor nos últimos cinco anos", explica o professor de finanças da Ibmec São Paulo, Alexandre Jorge Chaia.

Com a demanda interna aquecida, explica ele, os pequenos empresários precisaram de capital para tirar seus projetos da gaveta, ampliar a produção e investir. "Esses empreendedores procuram os bancos pois, ao contrário das grandes corporações, não têm tantas opções para captar dinheiro."

No Itaú, as MPMEs foram a principal alavanca de crescimento no segmento de pessoa jurídica, afirma o diretor-executivo Sílvio Carvalho. O crédito destinado a elas aumentou 50% no primeiro trimestre deste ano, ante o mesmo período de 2007. "A economia está crescendo e os pequenos empresários estão mais confiantes."

A expansão, mesmo com uma possível redução no ritmo até o final do ano por conta das recentes altas na Selic (taxa básica de juros), deve se manter. No Bradesco, onde a alta do crédito para o segmento no primeiro trimestre foi de 47,6%, o crescimento anual estimado é de 20% a 25%.

Um dos motivos que justificam o entusiasmo das instituições financeiras com as pequenas e médias companhias, segundo seus executivos, é a mudança trazida por alguns dispositivos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;