Economia Titulo Fispal
Convênio estimula negócios na Fispal
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
06/06/2008 | 07:13
Compartilhar notícia


Com mais de 500 fabricantes de peças e embalagens de plástico instalados nos sete municípios, o Grande ABC quer se firmar como capital nacional do plástico.

Para impulsionar os resultados das empresas desse setor, a Prefeitura de Santo André, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico, deu apoio para que pequenos fabricantes tivessem estande na feira Fispal Tecnologia, que se iniciou na terça e se encerra hoje no Anhembi, em São Paulo.

A feira é um dos principais eventos para fornecedores de embalagens, equipamentos, produtos e serviços para alimentação na América Latina. Já na 24ª edição, reúne 2.000 expositores e deverá receber cerca de 58 mil visitantes, de 50 países, segundo os organizadores.

A iniciativa da Prefeitura foi viabilizada por meio de convênio com a Fispal (a empresa organizadora ofereceu subsídio de 40% do valor do estande) e possibilitou que oito indústrias da região participassem - a um custo estimado em R$ 8.000 para cada uma delas.

Uma delas é a Pandora, de Mauá, produtora de embalagens descartáveis (pratinhos de festas, por exemplo). "É a nossa primeira participação na feira. Tivemos um bom volume de contatos", afirmou o diretor, Alejandro Zabala. O executivo afirma que as perspectivas são promissoras, já que o mercado está aquecido.

Outra expositora, a Isos Embalagem, de Santo André, também marca presença na Fispal pela primeira vez. O gerente, Alexandre Marques, não esperava fechar negócio na feira (os produtos, frascos para atender indústrias de alimentos são feitos sob projeto dos clientes). "Mas foi interessante, não imaginávamos a quantidade de pessoas visitando nosso estande", afirmou.

Assim como a Pandora, a Isos vê espaço para aumento da demanda. No próximo mês, inaugura sua segunda unidade fabril, em Diadema, com R$ 1,5 milhão de investimentos, para produzir 8 milhões de peças ao mês. Com isso, mais do que triplicará o volume de produção (faz hoje 2,5 milhões).

Parceria leva ao evento indústrias do projeto APL

A parceria entre a prefeitura de Santo André e a Agência de Desenvolvimento do Grande ABC levou à Fispal empresas de embalagens integrantes do projeto APL (Arranjo Produtivo Local) do Plástico - programa que se destina a desenvolver ações conjuntas entre pequenos fabricantes do segmento -, e ainda a algumas pequenas indústrias de outras áreas (fabricantes de máquinas e equipamentos).

Marcaram presença, por meio do convênio, a Julião Compressores, a Isos, a Estatec, e a Eder Pack, de Santo André; a Pirâmide, de São Caetano; e a Pandora e a Letska, de Mauá; e a Ecozon, de São Bernardo.

Esta última, associada à Incubadora de Empresas de São Bernardo, produz equipamentos para higienização de alimentos. O empresário Anderson Vaccari festeja os bons contatos na feira. "Já consegui fechar negócios", afirmou. Os itens que produz são voltados também para tratamento de efluentes e de piscinas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;