Economia Titulo Produção
São Paulo libera desempenho do setor produtivo em abril
06/06/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


A expansão da produção industrial de São Paulo foi o principal fator para o crescimento da produção nacional em abril, que subiu 10% em relação ao mesmo mês do ano passado e 0,2% na comparação com março.

Ontem, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados regionais do índice. "São Paulo foi o grande destaque da indústria em abril", afirmou o economista André Macedo, da coordenação de indústria do IBGE.

Dos 14 Estados pesquisados, seis apresentaram crescimento na evolução de março para abril; na comparação com abril do ano passado, houve crescimento em 13 dos 14 Estados.

A produção industrial paulista, que responde por cerca de 40% da produção nacional, teve alta de 0,6% em abril na comparação com o mês anterior, descontadas as influências sazonais. O resultado ficou acima da média do País, que foi de alta de 0,2% na mesma base de comparação.

Em relação a abril de 2007, a indústria paulista cresceu 14,9%, a 16ª taxa positiva consecutiva nessa base de comparação, e o maior resultado desde setembro de 2004 (15,2%). No primeiro quadrimestre de 2008, São Paulo acumulou alta de 10,6% na produção ante igual período do ano passado.

Na comparação com abril do ano passado, 16 das 20 atividades pesquisadas tiveram resultados positivos, com destaque para veículos automotores (27,7%), farmacêutica (36,8%), máquinas e equipamentos (15,2%), outros equipamentos de transporte (72,2%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (29,8%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;