Economia Titulo Novo nome
Reitor da USCS diz que marca acompanha o sentimento das pessoas
Marcelo Camargo
Do Diário do Grande ABC
12/06/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


A marca é um dos principais patrimônios de uma empresa, e ser lembrado não é fruto do acaso. A poucos dias da entrega do prêmio Top of Mind pelo Diário às empresas mais lembradas pelos consumidores do Grande ABC, um dos principais especialistas em marketing da região sente na pele a questão da troca de um nome de sucesso por outro e explica qual a importância das marcas.

Silvio Minciotti é doutor em marketing e ex-presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Hoje ocupa o cargo de reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), que desde o dia 6 deste mês deixou de se chamar Imes, nome consagrado na área de ensino superior.

"O que motivou a mudança foi o fim da autarquia mantenedora do Imes. Depois houve alteração do nome por solicitação do Conselho Estadual de Educação. Não tivemos como sustentar e não haveria interpretação adequada se mantivéssemos o mesmo nome", disse Minciotti.

O reitor especialista em marketing disse que a troca mexeu com o sentimento de muita gente e que ela se dará aos poucos. "Sou ex-aluno e sei que há um grau de afetividade. Por isso, não fomos radicais. Trocamos o nome, mas o logotipo é o mesmo. Trabalharemos com as duas marcas por um bom tempo."

Diante dessa realidade, Silvio Minciotti endossa a importância do prêmio entregue pelo Diário pelo segundo ano consecutivo. "A marca é o elo entre a empresa e a lembrança das pessoas. O Top of Mind valoriza a comunicação e dá importância para a imagem que a empresa estabelece em seu mercado consumidor. Quem não valoriza seu cliente não é valorizado."

Primeiro de Maio recebe cerimônia de premiação

A festa de entrega do prêmio Top of Mind acontece no dia 1º de julho no salão social do Primeiro de Maio Futebol Clube, em Santo André. No dia 5, o Diário publicará uma revista com entrevistas e histórico dos vencedores e reportagem sobre a importância do investimento em marcas.

Neste ano, o Ibope foi contratado para ouvir, por telefone, consumidores com idade acima de 16 anos, de ambos os sexos, das sete cidades da região. São 43 categorias de empresas, que foram citadas pelos próprios consumidores, sem que os pesquisadores indicassem opções de escolha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;