Cultura & Lazer Titulo Espetáculo
'Pedro e o Lobo' no parque
Do Diário do Grande ABC
Com AE
12/06/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


"Quem disse que criança não pode gostar de música clássica?" Quem pergunta é a diretora teatral Muriel Matalou. E é ela mesma que responde: "A música pode trazer conhecimentos importantes para elas, contanto, claro, que seja apresentada de modo inteligente, sem ser babaca." E é a isso que ela se propõe com o espetáculo Pedro e o Lobo, que estréia hoje no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Pedro e o Lobo é uma das mais queridas partituras de Sergei Prokofiev. Foi escrita ao longo de poucos dias de 1936.

Nas aventuras do menino Pedro pela floresta ele trama com os outros animais para capturar um lobo. Cada um dos animais acaba representando instrumentos. Isso torna a peça uma pequena e divertida
lição sobre uma orquestra sinfônica.

Com a ajuda de um narrador (nessas apresentações, a atriz Giulia Gam), a história é contada também pelos músicos. A Orquestra Sinfônica da USP terá regência de Carlos Moreno, que acaba de assumir a Filarmônica de São Bernardo.

A diretora teatral enfatiza ao falar dos bonecos em cena: "Não são eles que narram a história mas, sim, a orquestra e seus instrumentos. A música é o personagem principal, é ela que conduz a ação. Nosso jogo cênico tem como objetivo apenas ilustrar um pouco mais o que se passa no palco e não competir." Essa proposta também está de acordo com o objetivo de não tratar a criança como se ela fosse incapaz de entender o que está acontecendo no palco. As apresentações vão de hoje a domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;