Cultura & Lazer Titulo Imigração japonesa
Apure seu olhar
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
12/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Lideradas por duas mostras que homenageiam o centenário da imigração japonesa no Brasil, as artes plásticas ganham espaço nos centros culturais da região.

A partir de hoje, a Câmara de Cultura Antonino Assumpção, em São Bernardo, recebe a exposição 100 Anos Depois. A coletiva selecionou obras de descendentes de japoneses, que utilizam a arte como forma de descoberta e conhecimento.

Até 12 de julho, os visitantes poderão conferir trabalhos em caligrafia nipônica feitos por alunos do Grêmio Recreativo do Rudge Ramos. A produção xilográfica do artista Leo Iwao Miyaoka completa a homenagem.

Também em São Bernardo, no Espaço Henfil de Cultura, está em cartaz a mostra Imigração Japonesa. Ao todo, são 30 obras de 19 artistas com ascendência japonesa, que integram o acervo da Pinacoteca de São Bernardo.

BRASIL
O Sesi São Caetano abriga, até a próxima segunda-feira, a exposição Índios. A reunião de imagens do renomado fotógrafo Egberto Nogueira traz como tema o cotidiano de uma remota tribo. batizada de Guajá.

Há oito anos, Nogueira esteve na região pré-amazônica brasileira, no Maranhão, para registrar o grupo indígena que vem se instalando em áreas remotas para garantir a preservação das próximas gerações. A tribo, à época com apenas 250 integrantes, conserva o afastamento dos costumes do homem branco.

Ainda com temática nacional, a Câmara de Cultura, em São Bernardo, também abriga a mostra de fotos Alameda Glória - 50 Anos de Quadrilha. O grupo é uma das mais antigas quadrilhas de festa junina do município, com apresentações há 50 anos ininterruptos.

VARIEDADE
Sessenta obras selecionadas entre cerca de 160 inscritas integram o IV Anual de Arte do Sesi/SP, em cartaz na unidade andreense da entidade.

Artistas plásticos, alunos das oficinas artísticas dos Centros de Atividades da organização espallhados pelo Estado, assinam a produção, que conta com material de gêneros variados, como paisagem, natureza, objeto e abstração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;