Economia Titulo Campanha
Metalúrgicos reivindicam qualificação profissional
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
16/06/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Os trabalhadores metalúrgicos de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra já definiram os eixos principais da pauta de reivindicação da campanha salarial deste ano. Além da correção salarial e da jornada de trabalho, os sindicatos irão buscar apoio da indústria para a qualificação profissional.

Os 13 sindicatos filiados à federação estadual da categoria - que representam 250 mil trabalhadores - estiveram reunidos na última semana para iniciar a elaboração do plano de campanha. A primeira pauta de reivindicações deve ser entregue no final deste mês, dando início ao período de negociação do grupo 9 (máquinas e eletroeletrônicos), com data-base em agosto.

Segundo o presidente da FEM (Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos), Valmir Marques, o Biro Biro, a campanha será ancorada em quatro eixos: recuperação da inflação, aumento real, redução da jornada sem diminuição dos rendimentos e a valorização dos pisos da categoria.

"Mas também devemos destacar na pauta a questão da qualificação dos metalúrgicos. Hoje falta soldador, torneiro mecânico, entre outros profissionais. Se é uma reclamação das empresas, elas também têm de se responsabilizar pela educação", comenta Biro Biro.

O secretário-geral eleito do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, explica que a sugestão dos sindicatos é criar um fundo de qualificação. O dirigente conta que os aportes de recursos não serão apenas financeiros, mas também de docentes. "As empresas ganham quando qualificam seus funcionários, assim como o trabalhador, que pode elevar seu salário", diz. O objetivo é obter qualificação gratuita, além de garantir o tempo livre necessário para os cursos.

Os metalúrgicos das cidades de São Caetano, Santo André e Mauá ainda passarão pelo processo de discussão para definir a pauta.

Segundo o presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), Eleno Bezerra, estão programadas reuniões neste e no próximo mês para coletar as sugestões dos sindicatos e para a plenária definitiva, que ocorre em agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;