Economia Titulo Acordo
Acordo trará carros chineses do Uruguai para o Brasil
04/06/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Após fechar acordo automotivo com a Argentina sexta-feira passada, o governo negocia os termos de um entendimento com o Uruguai, que permitirá a entrada no País de carros da chinesa Chery - a única montadora instalada no Uruguai.

"Serão carros uruguaios, fabricados no Uruguai, que virão para o Brasil em uma quantidade bem inferior à produção brasileira", justificou o secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Meziat.

O atual acordo com o Uruguai termina dia 30 de junho e a nova rodada de negociação deve ocorrer na próxima semana em Montevidéu.
Segundo Meziat, 1.500 veículos 'Tiggo', fabricados pela Chery, deverão entrar no Brasil no segundo semestre.

A expectativa é de que a fábrica chinesa tenha produção de 10 mil unidades em três anos, para atender aos mercados uruguaio, argentino, venezuelano e brasileiro. "O acordo busca dar equilíbrio ao comércio entre Brasil e Uruguai. Para isso, é preciso que o Uruguai tenha o que vender ao Brasil", disse.

Em 2007, o Brasil exportou ao Uruguai US$ 235 milhões em veículos e autopeças. As importações brasileiras somaram US$ 18 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;